terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

«Diplomata boliviano alerta para intervencionismo dos EUA na Venezuela»

Numa entrevista concedida à Prensa Latina, o embaixador boliviano em Cuba afirmou que o périplo de Rex Tillerson, Secretário de Estado norte-americano, pela América Latina pode ser interpretado como «prelúdio a uma intervenção militar» na Venezuela.
[...]
No entender de Quintana, o périplo de Tillerson, que pode ser interpretado como [tentativa de fomentar um] bloqueio petrolífero à Venezuela, é mais que isso», sendo que o exercício da diplomacia norte-americana «dá crédito à preparação de uma intervenção militar armada contra o país caribenho».

Numa perspectiva política, «é uma espécie de ajuste de contas [com o chavismo e o Comandante Hugo Chávez], mas uma intervenção que tem como factor de peso o interesse geoestratégico, de modo a garantir a autonomia energética do país nortenho», sublinhou Quintana.

Neste sentido, defendeu que «essa autonomia é impensável enquanto os Estados Unidos não ocuparem aquilo a que se pode chamar o escudo petrolífero formado pela Colômbia, Venezuela e Equador, e mesmo a Bolívia». (Abril)