domingo, 18 de fevereiro de 2018

Um árbitro ameaçou expulsar quem falasse basco no jogo Idiazabal-Elgoibar

Antes do início da partida, que se disputou ontem em Idiazabal (Gipuzkoa), um árbitro espanhol, do comité andaluz, disse aos jogadores das equipas guipuscoanas do Idiazabal e do Elgoibar: «Se alguém falar euskara, vai para a rua».

Mesmo assim, a partida, a contar para a divisão regional guipuscoana (Regional Preferente), foi disputada e os jogadores acataram a «ordem», sob ameaça de expulsão.

Em declarações à Euskadi Irratia, Matias Aranburu, presidente do Idiazabal, e Omar Aizpuru, treinador do Elgoibar, mostraram-se arrependidos por não terem adiado o jogo. Aranburu disse que não deviam ter jogado, depois da atitude «arrogante» do árbitro, no que foi corroborado por Omar Aizpuru: «Foi muito grave. Naquele momento tomámos a decisão de jogar, mas agora, pensando friamente e vendo a agitação que provocou, temos a noção da gravidade» do que se passou, disse.

O árbitro deixou claro que não queria ouvir uma palavra em euskara durante o jogo, alegando que entendia «uma palavra ou outra» mas não seria capaz de entender «insultos e outras coisas». O presidente do Idiazabal tentou explicar-lhe que ali se fala sempre em euskara e disse-lhe que, relativamente a «insultos e faltas de respeito», os iria perceber em qualquer língua, mas o árbitro mostrou-se intransigente e «arrogante».

A um jornal desportivo, Omar Aizpuru, treinador do Elgoibar, disse que foi a primeira vez que passou por uma situação deste género e classificou a atitude do árbitro como «inaceitável». Explicou que ele próprio e alguns dos jogadores, naturais de Azpeitia (Gipuzkoa), não dominam o castelhano e estão habituados a comunicar entre si, durante os jogos, em língua basca - o que não foi lhes permitido ontem.

A decisão provocou grande indignação entre os jogadores, apoiantes e responsáveis de ambas as equipas, que se vão reunir para tomar medidas e fazer queixa do árbitro.

Terça-feira, 15 anos do encerramento do Egunkaria
No dia 20, passam 15 anos sobre o encerramento, por ordem da Audiência Nacional espanhola, do único diário que se publicava inteiramente em euskara, o Euskaldunon Egunkaria. Vários dos seus dirigentes foram então presos e alguns deles torturados. / Ver: mundodeportivo.com/guipuzcoa e eitb.eus