sábado, 24 de fevereiro de 2018

LAB denuncia precariedade e despedimentos na Foster's Hollywood de Bilbo

Delegados sindicais do LAB vão realizar amanhã, a partir das 14h30, uma acção de informação no restaurante da Foster's Hollywood localizado na Kale Nagusia [Gran Vía] bilbaína. O objectivo é alertar para a precariedade laboral existente na cadeia espanhola de restaurantes dedicada à culinária norte-americana e denunciar o despedimento de oito trabalhadores que laboravam no espaço da Rua Bidebarrieta, na Alde Zaharra [Parte Velha].

Numa nota de imprensa, o sindicato denuncia o despedimento, pela cadeia de restauração Foster's Hollywood, de oito funcionários que laboravam na Bidebarrieta kalea, acrescentando que estes foram notificados, em Janeiro, através de uma folha afixada na cozinha.

Os trabalhadores agora despedidos sentiram «na própria pele o lado mais cruel da precariedade», critica o LAB, referindo, entre outras situações, que os trabalhadores têm dinheiro a receber da cadeia de restauração; foram tratados de forma «humilhante e degradante»; foram contratados a tempo parcial, mas, na prática, laboravam mais de 40 horas semanais; tinham vínculos precários, embora as funções que exerciam cobrissem necessidades permanentes; estavam enquadrados numa categoria profissional que os colocava abaixo das funções que de facto desempenhavam.

«O LAB continuará a apostar na organização e na mobilização em defesa do emprego digno e na luta contra a precariedade», lê-se na nota. / Mais info aqui