terça-feira, 30 de outubro de 2018

Capacetes Brancos preparam nova provocação com substâncias químicas em Alepo

Esta entidade fundada em 2014 e que se define a si mesma como uma organização não governamental para apoiar a população síria teve, deste então e por diversas vezes, a sua «máscara terrorista» retirada por várias organizações internacionais.

Também o Exército sírio revelou documentos que expõem a sua ligação à Al-Qaeda e à al-Nusra, e que evidenciam o seu papel na encenação de ataques químicos contra civis, com o objectivo de «culpar» Damasco e, assim, justificar ataques e um maior intervencionismo das potências ocidentais.

Os Capacetes Brancos foram a organização directamente envolvida na encenação e divulgação do ataque químico em Douma, a 7 de Abril último. Essa montagem, em concreto, serviu de base para que os EUA, o Reino Unido e a França atacassem posições e instalações do Exército Árabe Sírio uma semana depois, a 14 de Abril, mesmo sem terem qualquer prova do envolvimento de Damasco no alegado ataque químico e apesar de o governo sírio ter reiteradamente refutado as acusações contra si formuladas como «infundadas». (Abril)