domingo, 28 de outubro de 2018

Trabalhadores da Talleres Berasategui em luta por um acordo de empresa que os dignifique

Os trabalhadores da Talleres Berasategui realizaram uma greve de 24 horas na passada quinta-feira, 25, e têm outra agendada para o próximo dia 30. O sindicato LAB denuncia que a administração da empresa não mostra vontade de negociar e, nesse cenário, os trabalhadores já anunciaram que, a partir de 6 de Novembro, entram em greve por tempo indeterminado.

A Talleres Berasategui, que conta com 27 trabalhadores nos seus quadros, é uma empresa do sector metalomecânico e da caldeiraria industrial localizada na zona industrial de Txako, em Arrigorriaga (Bizkaia).

Numa nota, o sindicato LAB afirma que os trabalhadores andam há mais de um ano a negociar um acordo de empresa, mas sem que administração mostre grande vontade em chegar a bom porto nas negociações.

Na semana passada, a administração apresentou aos trabalhadores uma proposta que se aproximava das suas reivindicações. No entanto, sem dar qualquer explicação, alterou essa proposta de acordo por outra, lesiva para os interesses dos trabalhadores e que, segundo o sindicato, «está muito longe de poder ser aceite» por eles.

O sindicato afirma ainda que os trabalhadores da Talleres Berasategui estão familiarizados com a «atitude autoritária» da administração e que se mantêm firmes «na luta por um acordo de empresa justo». / Ver: lab.eus