quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Professor indígena e defensor da terra assassinado no Cauca

José Domingo Ulcué Collazos era docente das disciplinas de Agropecuária e de Ética e Valores na escola Benjamín Dindicué, localizada na comunidade de La Esperanza da reserva indígena de Munchique de Los Tigres, no município de Santander de Quilichao.

A Organização Nacional Indígena da Colômbia (ONIC) afirmou esta terça-feira que o docente seguia de motorizada neste município do departamento do Cauca quando foi atacado a tiro por estranhos. O Cauca é, juntamente com o departamento de Antioquia, um dos mais visados pelo assassinato selectivo de dirigentes sociais, de indígenas e de defensores dos direitos humanos.

No passado dia 6, o dirigente social Jaime Rivera e dois dos seus filhos foram torturados e assassinados no município de Bolívar, depois de homens armados terem entrado em sua casa. Numa nota emitida pela Coordenadora Nacional de Cultivadores de Coca, Papoila e Marijuana (Coccam), sublinha-se que tanto Jaime como um dos seus filhos, Reinel, tinham assumido um papel de destaque na comunidade em defesa da implementação dos acordos de paz firmados entre as FARC-EP e o governo colombiano. (Abril)