domingo, 4 de novembro de 2018

Altsasu respondeu com enorme dignidade à provocação da extrema-direita espanhola

O povo de Altsasu soube responder, esta manhã, com grande combatividade e enorme dignidade à provocação do partido de extrema-direita C's, do conhecido Albert Rivera, que tinha convocado um acto para este domingo na localidade navarra. Posteriormente, juntaram-se à iniciativa do fascismo espanhol o VOX e o PP, também de extrema-direita. Um enorme dispositivo da Polícia Foral e da Guarda Civil garantiu, deste o início da manhã, que a Parte Velha de Altsasu estava sob sua conta e que os fascistas podiam estar seguros.

Para responder aos fascistas espanhóis, foram convocadas para hoje duas iniciativas – uma na Kultur Etxea e outra a partir do cemitério de Altsasu – aqui, a pouca distância da praça onde os fascistas queriam falar, juntaram-se centenas de pessoas ainda antes das dez da manhã.

A pouco e pouco, foram chegando os fascistas, e, em simultâneo, a mobilização antifascista entrou na Alde Zaharra [Parte Velha], aproximando-se da praça principal e cercando-a. No momento em que chegaram mais fachos, a mobilização antifascista já contava com 2000 participantes. De acordo com o LaHaine, o acto da extrema-direita espanhola não juntou mais que 200 pessoas.

A chegada dos fachos foi recebida com palavras de ordem como «Alde hemendik, utzi bakean!», «Faxistak kanpora!» ou «Zuek faxistak, zarete terroristak». Para além disso, um camião serviu de palco improvisado para um concerto «móvel», que se aproximou da praça onde se reuniam os fascistas. Isso e o repicar dos sinos da igreja que fica na praça complicou a vida aos amigos e apoiantes dos fascistas e espanholistas Albert Rivera, Santiago Abascal e Beatriz Talegon, que não se conseguiam fazer ouvir. A Polícia Foral criou um cordão entre os grupos e viveram-se momentos de tensão, com empurrões e um agente a ameaçar os manifestantes com uma arma. Habitantes de Altsasu também criaram um cordão para evitar confrontos – e não houve nada de especial a registar, até porque a Assembleia Antifascista tinha alertado, em folhetos que divulgou entre os manifestantes, para se evitar essas situações.

Antes das 13h00, os da extrema-direita foram-se embora de Altsasu «sem pena nem glória» e com Albert Rivera enfiado numa viatura de vidros fumados, escoltados pela Guarda Civil, que eles diziam ir lá defender, assim como a unidade de Espanha, de tão má lembrança para a terra.

Em Altsasu, os habitantes foram regressando ao seu domingo, por entre comentários sobre mais uma provocação à terra e sobre a exemplar resposta popular e antifascista que, mais uma vez, ali se soube dar. / Ver: lahaine.org

Ver tb.: «Miles de personas en Altsasu en la 1ª convocatoria contra la provocación fascista de C's Vox y PP» (lahaine.org)