sexta-feira, 16 de novembro de 2018

O Movimento pró-Amnistia de Nafarroa apresenta várias iniciativas com vista à manifestação de Bilbo

Com o objectivo de fomentar a participação dos navarros na manifestação que o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão convocou para dia 24 de Novembro em Bilbo, o MpA de Nafarroa agendou várias iniciativas, em que se incluem uma conferência e um autocarro, a partir de Iruñea, para facilitar a deslocação de quem quiser ir à mobilização.

A manifestação de dia 24 em Bilbo parte às 18h00 do Sagrado Coração [Jesusen Bihotza] e tem como lema «Porque são gudaris, amnistia total». Nela se reivindicará não apenas a liberdade dos presos políticos, deportados e refugiados, mas o «fim de toda a opressão».

«Porque se levantaram contra os mercenários que espancam manifestantes, grevistas e o movimento popular, porque aguentaram a luta a favor do euskara, porque se revoltaram contra a impunidade dos torturadores, porque mostraram que a sobrevivência da cultura basca só é possível através da luta, porque apoiaram as reivindicações da luta dos trabalhadores, e porque participaram [na luta] contra os projectos devastadores que destroem a mãe terra», lê-se no texto da convocatória.

Para fomentar a participação na mobilização, o MpA navarro organizou várias iniciativas. Assim, no dia 19, às 10h00, um militante pró-amnistia irá ao programa «Pasealeku», da rádio livre iruindarra Eguzki, onde responderá a várias perguntas sobre a convocatória.

No mesmo dia, às 19h00, vários militantes darão uma conferência no Gaztetxe Maravillas, em Iruñea, sob o título «Amnistia para os gudaris?». Seguir-se-á um debate sobre a razão de ser e o propósito da manifestação, bem como sobre os postulados do Movimento pró-Amnistia.

Para facilitar a participação dos navarros na manifestação, o MpA de Nafarroa está a organizar um autocarro, que partirá da Alde Zaharra [Parte Velha] de Iruñea. Os bilhetes podem ser adquiridos nos bares Kalixto e Katu, no Gaztetxe Maravillas (Alde Zaharra) e no bar Harpea (Txantrea); na padaria Txosnie e no Gaztetxe de Etxarri-Aranatz; no bar Txalaparta e no Gaztetxe de Altsasu; e na sociedade Aizkozahar, em Iturmendi. / Ver: amnistiAskatasuna 1 e 2