segunda-feira, 12 de novembro de 2018

«Ezkerraldean bizi eta lan»: contra o desemprego, a precariedade e a pobreza na Margem Esquerda

Diversas organizações sociais e sindicatos, preocupadas com a «desindustrialização feroz em prol do sector dos serviços» na comarca biscainha de Ezkerraldea, agendaram para amanhã, 13, às 1h00, nas ruínas da fábrica Babcock & Wilcox, em Sestao, uma concentração e conferência de imprensa.

Num comunicado, os organismos sociais e sindicais afirmam que Ezkerraldea assiste há décadas ao desmantelamento industrial do território, um tema que ganhou actualidade com a possibilidade de encerramento dos estaleiros de La Naval.

Os promotores da iniciativa «Viver e trabalhar em Ezkerraldea» dizem que não é por acaso que a concentração foi convocada para as instalações da multinacional Babcock & Wilcox, hoje em ruínas, e onde as autoridades pretendem instalar um centro da empresa do retalho Amazon.

Trata-se, em seu entender, de uma imagem clara do futuro que alguns desejam para a Margem Esquerda, falando de «recuperação económica», quando o que se vive e vê nas terras e nos bairros da comarca é «cada vez mais desemprego, precariedade, pobreza e exclusão social».

«O desaparecimento da indústria» tem levado «à destruição de postos de trabalho “com condições minimamente dignas”» e à sua substituição por emprego sem qualidade, precário, onde imperam as jornadas a tempo parcial e os baixos salários, nos sectores do comércio, da comunicação e do ócio, sublinham.

Convocam a iniciativa os sindicatos ELA, LAB, ESK, STEILAS, CGT e CNT, e os organismos sociais Berri-Otxoak, Centro Asesor de la Mujer, Argitan, Oficina de Derechos Sociales de Portugalete e Punto de Información sobre RGI de Santurtzi. / Ver: cgt-lkn.org