segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Apoio popular em Iruñea aos trabalhadores da Huerta de Peralta em greve

Realizou-se hoje em Iruñea uma grande manifestação de apoio aos trabalhadores da Huerta de Peralta que iniciaram, dia 26 de Dezembro, uma greve por tempo indeterminado. A mobilização, que juntou cerca de 2000 pessoas, reivindicou uma solução para este conflito e condições laborais «dignas» para o sector agrícola navarro.

De acordo com Imanol Karrera, porta-voz do LAB, a luta na Huerta de Peralta é «exemplar», «pois são trabalhadores migrantes que vieram à procura de uma vida melhor e encontraram miséria e exploração nos campos navarros».

Karrera denunciou que a empresa, com cerca de 140 trabalhadores, rejeitou «de forma irresponsável» o «acordo» proposto pelo sindicato LAB (que representa dois terços dos trabalhadores), prologando o conflito, apesar de dizer que atravessa uma situação «difícil».

Lembrou ainda que os tribunais já declararam como «injustificados» dois dos despedimentos realizados pela Huerta de Peralta e que «um juiz disse que a empresa deve 440 000 euros aos trabalhadores».

«Gran apoyo popular en Iruñea a la huelga en Huerta de Peralta»Ver: ahotsa.info