quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A Polícia espanhola detém oito jovens em Markina, Ondarroa e Etxebarria


Os detidos, entre os 18 e os 25 anos são: Estebe Gandiaga, os irmãos Urko e Ainhoa Pagoaga, Borja Oregi, Iban Etxebarria, Eneko Ostolaza, Zaloa Zenarruzabeitia e Eneko Etxaburua.
Os seis primeiros foram detidos em Markina, Zaloa Zenarruzabeitia em Etxebarria e Eneko Etxaburua em Ondarroa. Todos estão incomunicaveis.
As detenções foram ordenadas pelo Juiz da Audiência Nacional espanhola Fernando Grande-Marlaska que os acusa de participar em actos da kale borroka na comarca de Lea-Artibai.
A operação começou às 2 da madrugada e terminou às 8h. No decurso da mesma, a Polícia espanhola revistou os domicilios dos detidos, assim como um centro de juventude e a herriko taberna de Markina, de onde levaram cartazes e documentação política.
Para denunciar as detenções, para esta tarde foram convocadas manifestações às 19h30 para Markina e Ondarroa.
Segundo informação chegada ao GARA, sete pessoas que estavam a colar cartazes para chamar às manifestações, foram identificadas pela Ertzaintza, que os ameaçou de utilizar os seus nomes como responsáveis da convocatória.
Depois do ocorrido, alguns cidadãos foram ao Ayuntamiento, entre eles Unai Urruzuno, alcaide eleito do município, para informar e pedir o posicionamento do PNV ao presidente da Comissão gestora de Ondarroa, Felix Aranbarri, perante as prisões e o sucedido com a Ertzaintza. Segundo indicaram as mesmas fontes, o membro do PNV afirmou que não tomaram posição acerca do assunto.
A Askatasuna denunciou que o PSOE está levando a cabo “um plano repressivo contra o independentismo basco” e que estas últimas detenções estão dentro desse esquema.
Dessa forma, criticou que os “tribunais especiais e a Policia detenham e deixem incomunicaveis jovens bascos com toda a impunidade”. “Todos sabemos que o período de incomunicação possibilita a existência de torturas e estamos muito preocupados com o tratamento que podem estar a sofrer os detidos”, explicou. Perante isto, a Askatasuna chama a cidadania a mobilizar-se.

em GARA.net