domingo, 27 de janeiro de 2008

Seis dos oito jovens de Lea-Artibai presos por pertencerem à Segi


O titular do Tribunal de Instrução número 3 da Audiência Nacional espanhola, Fernando Grande-Marlaska, ordenou esta noite prisão incondicional para seis dos oito jovens detidos terça-feira pela Polícia espanhola em Markina-Xemein e Ondarroa. Os outros dois terão de pagar 6000 euros, segunda-feira, para recuperarem a liberdade. Todos permanecerão incomunicáveis e sem a assistência dos seus advogados de confiança e o juiz acusa os jovens, além de actos de kale borroka que não foram precisados, serem membros da organização juvenil Segi. Segundo a Askatasuna, todos denunciaram ante o juiz terem sido alvo de maus tratos durante o período de incomunicação.
.
Estebe Gandiaga Eneko Etxaburu, Ainhoa Pagoaga e Zaloa Zenarrutzabeitia deram entrada, ontem, na prisão de Alcalá Menores, enquanto que Urko Pagoaga, Iban Etxeberria, Borja Oregi e Eneko Ostolaza foram enviados para Soto del Real. Ainhoa Pagoaga e Eneko Etxaburu sairão em liberdade segunda-feira depois de pagar uma fiança de 6000 euros, foi-lhes também imposta a obrigatoriedade de comparecer no Tribunal e não abandonar “território espanhol”.

Denúncias de maus tratos

Segundo informou a Askatasuna por volta da meia-noite, todos os jovens denunciaram perante o juiz terem sido objecto de maus tratos, sofrendo golpes incessantes e ameaças contínuas. Segundo adiantou, alguns denunciaram-no também ao médico forense.

Para além disso, depois das 22h30, quando eram conduzidos à prisão num veículo policial, os seus familiares foram retidos, menosprezados e identificados pela Polícia espanhola.

De manhã, mais de mil pessoas manifestaram-se em Markina-Xemein, onde o movimento pró-amnistia compareceu junto dos familiares dos detidos. Realçaram “a impunidade” com que a Polícia espanhola irrompe pelas casas e leva jovens bascos detidos e sob regime de incomunicação; estado que, no seu ponto de vista, propicia a existência da tortura.

Pela sua parte, MusikHerria mostrou o seu apoio a Etxebarria e Ostolaza, membros do grupo musical Oliba Gorriak.

Por outro lado, cerca de 180 pessoas manifestaram-se em Portugalete para denunciar a detenção e o posterior encarceramento de Ziortza Fernández.


em GARA.net