segunda-feira, 26 de maio de 2008

30.ª edição da Ibilaldia: o sol e o amor ao euskara levaram milhares até Zornotza


O sol brilhou por umas horas sobre Zornotza, animando milhares de euskaltzales [bascófilos; amantes do euskara] a deslocarem-se até ao município biscainho para apoiar o projecto educativo da Andra Mari Ikastola (1), que conta com 41 anos de existência e 400 alunos no seu centro de Larrea. Na cerimónia de abertura, a presidente, Itxaso Gerediaga, incidiu no lema da Ibilaldia 2008 (2) – «Amore bi eta gehiago» (3) – para destacar que os seus filhos, as suas filhas e o euskara são os eixos do seu trabalho de décadas.
O objectivo concreto desta edição, para além da divulgação do trabalho das ikastolas biscainhas, era recolher uma boa parte dos fundos necessários para cobrir a ampliação das infra-estruturas de Andra Mari, destinadas aos alunos e às alunas do Secundário, até aos 16 anos. O aumento das matrículas nos primeiros níveis educativos obriga a veterana ikastola zornotzarra a dispor destas novas infra-estruturas no prazo de três anos, uma vez que o seu pequeno edifício já não tem espaço para os acolher. Daí a importância dos benefícios económicos decorrentes desta festa popular e concorrida.
O regresso da Ibilaldia a Zornotza, passados 20 anos sobre aquela que em 1987 juntou 80 000 pessoas sob o lema «Gure gogoa, euskal eskola publikoa» [O nosso desejo: uma escola basca pública], começou com o pé direito, depois de uma noite de chuvadas e trovões que manteve temerosos os organizadores, que nunca deixaram de olhar para o céu. No entanto, as previsões meteriológicas acabaram por se revelar acertadas e a tempestade abateu-se sobre a multidão disposta a divertir-se, empapando os terrenos onde tinham lugar os concertos.

A festa continuou depois da chuva

A tradição de levar ovos às Clarissas nos dias anteriores a um evento destas características não deu os seus frutos, resultando antes, isso sim, a tenacidade dos que acorreram a Zornotza, que não se deixaram abater pelas chuvadas e decidiram continuar com a festa. Se as previsões relativas ao tempo se cumpriram, o mesmo sucedeu com as expectativas de afluência de público, e a organização não escondia a sua satisfação com o número de participantes, chegando a declarar, na parte da tarde, que ultrapassavam aquilo que inicialmente se previa.
Nas seis áreas em que se dividiu o recinto, houve lugar para múltiplas actividades lúdicas, a degustação de uma imensa variedade gastronómica (bem regada por sidra, txakoli e vinho da Rioja alavesa) e música, muita música. No Centro Zelaieta, numa das poucas cerimónias que decorreram num espaço coberto, foram homenageados cantores e grupos como Pantxoa eta Peio, Amaia Zubiria, Aiora Renteria e Euskal Kantuzaleen Elkartea, assim como o jornalista José Mari Iriondo, o instituto Labayru e o grupo Amaren Alabak.

Não faltou a reivindicação de maior financiamento público

Na cerimónia protocolar do início da Ibilaldia 2008, o presidente da Bizkaiko Ikastolen Elkartea (BIE) [Associação das Ikastolas da Biscaia], Juan Carlos Gómez, insistiu no pedido das ikastolas agrupadas na associação Partaide (4) para que o Executivo de Lakua estabeleça um novo sistema de financiamento destes centros concertados. Há meses que vêm exigindo um “compromisso” na elaboração definitiva da Lei do Sistema Educativo e denunciam que o dinheiro que lhes é entregue não cobre as “despesas reais”.
Na sua intervenção perante os conselheiros da Educação e da Cultura da Comunidade Autónoma Basca, Gómez não evitou este assunto de desencontro, sublinhando o carácter “público” do serviço que as ikastolas oferecem a milhares de alunos e alunas em Araba, Bizkaia e Gipuzkoa. Além disso, não perdeu a oportunidade para recordar aos representantes da Administração autonómica o esforço que fazem as famílias que optaram por este modelo educativo próprio, e exigiu-lhes um compromisso para o enfrentar. O conselheiro da Educação respondeu que o Ensino está a ser “financiado de maneira correcta”.
No evento estiveram presentes diversos representantes institucionais, políticos, sindicais e outros agentes sociais, entre os quais se encontravam o presidente da Euskaltzaindia [Academia da Língua Basca], Andrés Urrutia; o autarca de Zornotza, David Latxaga; o presidente da Confederação das Ikastolas de Euskal Herria, Koldo Tellitu; assim como os já referidos conselheiros da Educação e da Cultura, Tontxu Campos e Miren Azkarate.
Agustín GOIKOETXEA

(1) Ikastola: escola de ensino integral em euskara.
(2) Ibilaldia é a versão biscainha das festas populares que se organizam anualmente nos diversos territórios históricos de Euskal Herria com o propósito fundamental de recolher fundos para apoiar as ikastolas já existentes ou promover a criação de outras. Em Araba, esta iniciativa é conhecida como «Araba Euskaraz»; em Gipuzkoa, «Kilometroak»; em Nafarroa, «Nafarroa Oinez»; em Iparralde [País Basco Norte], «Herri Urrats».
(3) «Amore bi eta gehiago»: jogo de palavras; à letra, “dois amores e mais”; mas também se faz alusão ao nome oficial de Zornotza, Amorebieta-Etxano.
(4) Partaide: cooperativa que aglutina ikastolas de iniciativa social e sem fins lucrativos.
Fonte: Gara