segunda-feira, 23 de abril de 2012

Acampamento em Gasteiz e manifestação em Sestao para apoiar os imputados no processo D3M e Askatasuna

No dia 3 de Maio tem início o julgamento de treze pessoas ligadas às forças políticas D3M e Askatasuna; entretanto os actos solidários com os arguidos prosseguem. Em Gasteiz vai haver um acampamento até sexta-feira, e hoje foi convocada uma manifestação para sábado em Sestao (Bizkaia).

Em duas conferências de imprensa, habitantes de Gasteiz, de onde são naturais quatro dos treze arguidos no processo referido, e de Sestao - de onde é natural o também imputado Imanol Nieto -, manifestaram a sua solidariedade a todos os cidadãos bascos que a partir do 3 de Maio se vão sentar no banco dos réus da Audiência Nacional espanhola.

Estas treze pessoas foram processadas como promotoras da plataforma eleitoral Demokrazia 3 Milioi (D3M) e da formação política Askatasuna, ambas ilegalizadas pelos tribunais espanhóis. Algumas delas foram detidas e encarceradas e estas treze incorrem numa pena que oscila entre os 7 e 9 anos de prisão, sob a acusação de ser membros ou colaboradores da ETA.

Tanto na capital alavesa como a citada localidade biscainha se reclamou a livre absolvição dos imputados, ao mesmo tempo que foram anunciados diversos actos de solidariedade. / Notícia completa: Gara / Ver também: gazteiraultza.info