sábado, 14 de abril de 2012

A plataforma Nafarroa Bizirik convoca uma marcha nacional para 16 de Junho em Iruñea

A plataforma 1512-2012 Nafarroa Bizirik convocou uma marcha nacional para 16 de Junho no âmbito dos actos programados para as comemorações do 500.º aniversário da conquista de Nafarroa. A marcha partirá às 17h30 do parque Antoniutti, segundo anunciaram hoje em Iruñea os seus promotores.

À mobilização estarão associadas diversas actividades ao longo do dia - animação, mercado popular na praça de touros, almoço, espectáculos de herri kirolak e bertsolaris... No final, haverá um festival de música na praça de touros, no qual participarão os grupos Barricada, Su Ta Gar, Vendetta e Goienetxe Anaiak.

Para além desta mobilização, os membros da 1512-2012 Nafarroa Bizirik recordaram que promoveram outras iniciativas, como exposições, uma compilação musical que reúne canções de 19 cantores e grupos que têm Nafarroa como protagonista, a obra criada por Néstor Basterretxea para representar os 500 anos da conquista, a edição de 300 000 exemplares do periódico Navarra 1512 ou o blog que criaram e que estará a funcionar na próxima semana.

A Nafarroa Bizirik fez um apelo a «todas as terras de Euskal Herria» no sentido de que participem nesta marcha nacional. «Após 500 anos de conquista, temos o dever de mostrar que este povo continua vivo», sublinharam. / Fonte: Gara via ateakireki.com / Programa completo

Apresentação da gravura de Nestor Basterretxea
Fonte: 1512-2012.com