Um grupo de gasteiztarras concentrou-se em solidariedade com Ibai Peña, nas vésperas de a Justiça francesa decidir se aceita o mandado europeu emitido contra ele.
Com o lema «Bake bidean atxiloketarik ez. Konponbide garaia da» [No caminho da paz, detenções não. É tempo de soluções], um grupo de gasteiztarras expressou a sua solidariedade ao jovem Ibai Peña, natural da capital alavesa.
Peña foi detido na quarta-feira passada em Baiona e foi presente a um juiz no Tribunal de Pau um dia depois. A Justiça francesa deve decidir hoje se dá luz verde ao mandado europeu emitido contra Peña pelas autoridades espanholas.
Peña foi detido por diversas vezes nos últimos dois anos. Em 2010 foi preso e posto em liberdade depois de um outro mandado europeu ter sido rejeitado.
Em Outubro de 2011 voltou a ser detido e posto em liberdade, depois de a Polícia verificar que o mandado europeu emitido contra ele tinha sido rejeitado.
No início deste ano, Peña foi entrevistado pelo Gara juntamente com outros refugiados bascos que residem em Ipar Euskal Herria [entrevista e vídeo]. / Fonte: Gara
Hoje, todos a Pau! Tous a Pau! Denak Pauerat! IBAI askatu!