sábado, 28 de abril de 2012

O LAB mobiliza-se no País Basco Sul em defesa da saúde no trabalho

Ontem, as quatro capitais de Hego Euskal Herria foram palco de mobilizações convocadas pelo sindicato abertzale LAB em defesa do direito à saúde no trabalho, algo que a tristemente famosa «reforma laboral» irá certamente atingir.

Em 2011, em Euskal Herria (incluindo Hegoalde e Iparralde) faleceram 80 pessoas - o que mostra bem como o patronato faz vista grossa às medidas de prevenção de riscos, com a conivência de políticos que «facilitam» o incumprimento das regras de segurança laboral. O número referente a 2012 também impressiona: 19 pessoas já perderam a vida. / Notícia completa: boltxe.info / Mais info: BilboBranka

Ver também: «Sopela presta homenagem aos trabalhadores do município que morreram em acidentes laborais» (Gara)
Por ocasião do Dia Internacional da Segurança e Saúde Laboral, a Câmara Municipal de Sopela (Uribe Kosta, Bizkaia) realizou uma cerimónia em homenagem aos trabalhadores do município que morreram em acidentes laborais. Ali, pediu-se às empresas e aos poderes públicos condições de trabalho «dignas, seguras e saudáveis».

Leitura:
«Revasquizar España», de Julio SÁNCHEZ (lahaine.org)
El País Vasco se ha convertido en el laboratorio de pruebas para un Estado que solo tiene de Estado (que es absolutamente todo) la fuerza con la cual imponer el terror. [...] El Estado Español quiere «revasquizar España», aplicar el esquema vasco para atenazar y coartar la capacida movilizadora de esa mayoría social que formamos todos aquellos que estamos sin empleo, que tenemos un empleo precario, los que debemos trabajar mas tiempo por menos salario, los que no podemos optar a una vivienda, a los que las instituciones parasito-financieras expulsa de sus casas, los trabajadores y las trabajadoras inmigrantes que vinieron a intentar vencer a la miseria que sus países natales, víctimas de la opresión del imperialismo, les ofrecen.