quinta-feira, 26 de abril de 2012

Solidariedade internacionalista com os presos e presas políticos em Paris

No dia 17 de Abril, 1200 presos palestinianos deram início a uma longa greve de fome, enquanto 2300 rejeitaram qualquer alimento durante 24 horas, em solidariedade com os seus camaradas. Nesse mesmo dia, Khader Adnane era libertado das masmorras sionistas, depois de uma dura greve de fome de 66 dias. Isto, algumas semanas depois de que mil presos fossem libertados, como Salah Hamouri, militante franco-palestiniano da Frente Popular de Libertação da Palestina.

A partir de 2004, outras organizações de solidariedade com os presos e presas políticos passaram a assumir esta data, na sequência de uma reunião em Donostia. Os palestinianos propuseram esta data aos bascos, corsos e outros povos em luta no sentido de criar um dia internacional de solidariedade com os presos e as presas políticos. Por isso, este ano, em Paris, diversas associações e organizações reuniram-se na Academia das Artes e das Culturas do Curdistão para debater a situação e apresentar as diferentes realidades em que os povos se encontram, bem como as e os militantes revolucionários em luta. / Ler resto da crónica - em castelhano ou francês - em askapena.org

Homenagem aos zapatistas na Herriko Taberna de Buenos Aires
Na conferência dada por Eduardo Nachman, da Red de Solidaridad con Chiapas, falou-se da experiência do zapatismo e da sua luta actual. Depois de serem visionados três vídeos realizados pelas próprias comunidades do EZLN, Nachman explicou aos assistentes a importância do conceito de autonomia que os zapatistas possuem.

Seguiu-se um animado debate, um jantar e, por fim, houve espaço para a música. Os músicos convidados eram os trovadores Diego Valente e Alejandra Rabinovich, que foram entusiasticamente aplaudidos durante a sua actuação. / Fonte: EHL Argentina (com mais fotos)