Larraga evoca os 47 habitantes fuzilados pelo franquismo
Colectivos de Larraga, com a ajuda dos vereadores do Bildu e do PSN, renderam uma emotiva homenagem aos 47 habitantes que foram fuzilados pelo regime franquista. Na ocasião, foi inaugurado um monumento em sua memória no futuro Parque da Memória.
O monumento figura 47 buracos de bala, um por cada vítima mortal, bem como arados, para recordar que os falecidos não eram mais que camponeses. Colocaram-se cravos vermelhos, amarelos e roxos em cada um dos buracos.
O autarca da localidade navarra, Antonio Lamberto (PSN), que é familiar de Maravillas Lamberto, uma das vítimas mais conhecidas, destacou o «reconhecimento especial» aos falecidos, tendo acrescentado que «não há nada para celebrar, mas sim muito para recordar». Afirmou ainda que na zona «não houve guerra», mas uma grande repressão e impunidade. / Fonte: Gara / Foto: Berria
Parque de la Memoria - Larraga (Nafarroa, EH) Fonte: SareAntifaxista
Bem-vindo ao blogue da Associação de Solidariedade com Euskal Herria (ASEH), um blogue informativo da luta que se trava no País Basco porque a voz dos oprimidos não tem eco nos meios de comunicação dos que oprimem. Cabe a todos nós denunciar a verdade, cabe a todos nós encetar a luta solidária e internacionalista.