sexta-feira, 20 de abril de 2012

Centenas de pessoas protestam contra as detenções após a greve geral

Várias centenas de pessoas responderam ao apelo dos sindicatos e agentes sociais para protestar contra as detenções relacionadas com a greve geral de 29 de Março.
Apesar de a convocatória ter sido feita ontem mesmo - depois das catorze detenções efectuadas pela Polícia espanhola -, centenas de pessoas vieram para as ruas, participando numa manifestação cujo lema era «Errepresioa Stop. Por un nuevo modelo económico y social».
No final da mobilização, com partida da Praça do Castelo e retorno ao mesmo local, denunciaram as operações policiais e afirmaram que as políticas de cortes constituem «um insulto à inteligência», reivindicando a distribuição do trabalho e da riqueza. / Fonte: Gara

Ver também: «Detenções em Iruñea: a delegada do Governo espanhol recusa-se a receber os representantes sociais e políticos» (ateakireki.com)
Após a detenção de catorze pessoas em Iruñerria [Comarca de Pamplona] acusadas de «desordem» na greve geral, hoje ao meio-dia agentes sociais e políticos deslocaram-se à Delegação do Governo, onde a delegada não os quis receber.

Violência policial na Greve Geral: «Convocam mobilização frente ao Parlamento de Gasteiz por causa do caso de Xuban Nafarrate» (Gara)
Vários colectivos sociais e sindicatos convocaram para a próxima terça-feira uma mobilização frente ao Parlamento de Gasteiz para protestar contra o caso de Xuban Nafarrate, jovem ferido com gravidade durante a greve geral de 29 de Março.

Hoje, centenas de pessoas responderam à convocatória do movimento juvenil de Gasteiz para protestar contra a violência policial. [Na foto: «Quem nos protege de vocês?»]

O LAB organiza mais de 20 mobilizações para o Primeiro de Maio
A secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, e a secretária de Comunicação, Sonia González, deram a conhecer os actos previstos para o Primeiro de Maio, que este ano surge após uma greve geral que constitui «uma força importante» para a luta que está a ser travada contra as medidas implementadas pelo Governo espanhol.
Com o lema «Lotu borrokari» [junta-te à luta], o sindicato abertzale vai reclamar a defesa do emprego e dos serviços públicos e sociais nas mais de 20 mobilizações que convocou que convocou para as capitais e as comarcas bascas. / Notícia completa: Gara

Leitura:
«Ante la represión, más acción por el cambio social!», de LAB Sindikatua (labsindikatua.org)
El PP ha puesto en marcha una operación para criminalizar la lucha de los trabajadores y trabajadoras, perpetrando una auténtica tropelía contra varios ciudadanos y ciudadanas de Iruñea y su Comarca.