domingo, 29 de abril de 2012

Jornada antifascista em Gernika, organizada pela Askapena e a Ahaztuak 1936-1977

250 pessoas participaram na manifestação convocada para hoje em Gernika, no âmbito das iniciativas organizadas pela Askapena e a Ahaztuak 1936-1977 com o lema «Ez Gernikan ez inon! Eraso inperialistarik Ez!» [Nem em Gernika nem em lado nenhum! Não aos ataques imperialistas!].

A 75 anos do bombardeamento fascista de Gernika, os gritos de «Herriak ez du barkatuko» [o povo não perdoará] ou «Ez Gernikan ez inon» [nem em Gernika nem em lado nenhum] ecoaram pelas ruas da vila como forma de compromisso com o passado, o presente e o futuro.

A jornada reivindicativa, que incluiu um almoço popular e um concerto de Rojo Cancionero, serviu de homenagem aos membros das brigadas internacionais que lutaram contra o fascismo até aos seus últimos dias.

Posteriormente, dezenas de pessoas assinaram as folhas em que os milicianos antifascistas selavam o seu compromisso antes de partirem para a frente de luta. Em nome das centenas de jovens que aderiram à defesa antifascista, o ponto mais emotivo da jornada foi a homenagem sentida a três integrantes das brigadas internacionais: Fritz Teppich, Nino Nanetti, Felipe Matarranz González e ainda ao gudari Marcelo Usabiaga.

O filho de Fritz recebeu, com lágrimas de emoção, uma placa evocativa que sintetiza a homenagem a tantos e tantas solidários que deram tudo na luta antifascista. / Fonte: askapena.org / Ver também: GaraFotos: Gernika (Askapena-Ahaztuak)