quinta-feira, 26 de abril de 2012

Organizam um «txupinazo» reivindicativo de apoio aos jovens imputados pelos incidentes de 2010

O Eleak agendou para o dia 5 de Maio, sábado, um txupinazo reivindicativo na Praça do Município de Iruñea, em apoio aos jovens imputados na sequência dos incidentes do txupinazo de 2010, que vão a julgamento proximamente.

Após a absolvição dos três menores de idade imputados no processo, o Ministério Público pede 2 anos e 3 meses de prisão para cada um dos arguidos maiores de idade (treze ao todo), e 5 anos e 3 meses para o jovem que alegadamente atirou a garrafa que feriu com gravidade um jovem madrileno.

Para além disso, a acusação particular pede 11 anos de prisão para cada um dos imputados, por desordem pública e atentado à autoridade, e 17 anos para o que alegadamente atirou a garrafa, além de 350 000 euros de indemnização. A tudo isto há que acrescentar uma multa de 1500 euros para pagar as baixas dos agentes municipais.

Não à perseguição da ikurriña
Os jovens incriminados pedem às pessoas que participem neste txupinazo reivindicativo, dia 5 de Maio ao meio-dia na Udaletxe plaza. «Queremos encorajar toda a gente a participar por forma a denunciar este acosso à cultura basca e a tudo o que vá contra o que a UPN diz. Com este txupinazo queremos tornar visível a realidade de Iruñea, bem como os símbolos que queremos ter presentes na cidade. Um dia, em suma, para reivindicar o nosso passado e o nosso futuro, para além de fomentar um modelo de Sanfermines participativo e popular, e não o que se destina à gente que vem aqui deixar o seu dinheiro», referem. Incidentes provocados pela Polícia Municipal de Iruñea nas festas de San Fermin de 2010. Fonte: ateakireki.com