quinta-feira, 19 de abril de 2012

A Polícia espanhola prendeu catorze pessoas em Iruñerria, acusadas de desordem pública na greve geral

A Polícia espanhola prendeu catorze pessoas em Iruñerria [Comarca de Pamplona], sete das quais menores de idade, acusadas de «desordem pública» durante a jornada de greve geral de 29 de Março.

De acordo com o portal www.ateakireki.com, três das detenções deram-se no bairro de Errotxapea, outra na Rua Jarauta e outra em Muru-Astrain. Sete dos detidos são menores.
Foram todos levados para a esquadra da Polícia espanhola da Rua Chinchilla e são acusados de «desordem pública» no dia da greve geral de 29 de Março.

À hora em que a Ateakireki recolheu esta informação, esperava-se que três menores fossem libertados ainda de manhã e os restantes detidos depusessem ao longo da tarde, sendo presentes a um juiz amanhã. A Ateakireki aponta para a possibilidade de mais detenções.

Mobilizações
Perante as detenções, estava prevista uma conferência de imprensa às 17h00 no Hotel Tres Reyes, em Iruñea, e, às 20h00, assembleias nas terras e nos bairros das pessoas detidas. Na Alde Zaharra, será na Rua Nabarreria.
Amanhã, às 12h00, representantes sociais e políticos vão reunir-se com a Delegada do Governo espanhol em Nafarroa e às 19h00 haverá uma manifestação, a partir da Gaztelu plaza, com o lema «Stop repressão. Uma outra política socioeconómica já!». / Fonte: Gara e ateakireki.com

Conferência de imprensa e concentração frente à esquadra

Representantes sociais e políticos denunciaram as detenções ocorridas hoje e convocaram uma manifestação para amanhã às 19h00, a partir da Praça do Castelo. / Notícia desenvolvida: ateakireki.com via lahaine.org