sábado, 28 de abril de 2012

Esquerda abertzale, EA, Aralar, Alternatiba e AB juntam forças para serem «mais eficazes»

Numa cerimónia que decorreu no recinto de feiras Ficoba, em Irun (Gipuzkoa), representantes destas cinco sensibilidades políticas assinaram um documento histórico que formaliza o acordo estratégico a favor da soberania nacional de Euskal Herria, que tinha sido anunciado no passado dia 17 de Abril em Baiona.

Documento: «Compromisso para a estratégia nacional» eus - cas - fra

Trata-se de uma «aposta firme e estratégica na acumulação de forças», com o propósito de «avançar em direcção a uma Euskal Herria soberana».

Na leitura e na assinatura deste documento participaram Rufi Etxeberria e Anita Lopepe (esquerda abertzale); Patxi Zabaleta e Rebeka Ubera (dirigentes do Aralar); Oskar Matute e Amaia Agirresarobe (representantes do Alternatiba); Pello Urizar e Miren Urrestieta (políticos do EA); e Peio Etxeberri-Aintxart e Mertxe Colina (Abertzaleen Batasuna).

O escrito inclui cinco pontos, que se estruturam em torno das seguintes ideias: Euskal Herria como nação soberana; a paz e os direitos civis e políticos; um modelo económico soberano, justo e ecológico; a construção de Euskal Herria; e a oficialização e normalização do euskara.

Inclui também uma série de princípios, como o direito a decidir; a pluralidade democrática; a igualdade entre homens e mulheres; a defesa do princípio da democracia; e o internacionalismo.

O escrito defende o «diálogo sem exclusões» uma vez «ultrapassados o conflito político e a violência em Euskal Herria», ao mesmo tempo que exige a libertação dos presos com doenças graves e o fim da política de dispersão, além de apelar ao «reconhecimento de todas as vítimas sem excepção» e reclamar a legalização de todas as forças políticas.
Para tal, o texto aponta como «rota o Acordo de Gernika e as conclusões da Conferência de Paz de Aiete».

Defende também «uma Europa social que reivindique a soberania dos povos que a integram», propõe a «superação» do actual sistema económico e social, e reivindica a territorialidade de Euskal Herria.

No final da apresentação deste documento, o histórico dirigente da esquerda abertzale Rufi Etxeberria lembrou que o compromisso assinado hoje tem por objectivo «desenvolver novas políticas» que conduzam a «uma nova Euskal Herria», sendo que os estados espanhol e francês «devem reconhecer o direito a decidir».

Com estas premissas, as cinco forças signatárias vão procurar «o apoio da maioria da sociedade» de Euskal Herria, para a conduzir até à independência. / Fonte: Gara


Ver também: «Ezkerreko bost alderdi abertzaleek estrategia nazionalerako konpromisoa sinatu dute» (Berria)

«A iniciativa Ezkerretik Bilduz aplaude o acordo estratégico nacional assinado por cinco forças abertzales» (Gara) / Ver também: Ezkerretik_Bilduz