sábado, 21 de abril de 2012

O Herrira afirma que «a pena perpétua de facto» se transformou num «critério geral»

Num acto que decorreu frente aos Tribunais de Donostia, os porta-vozes do movimento Herrira Aitziber Solano e Iñigo Arregi, acompanhados por meia centena de membros desta iniciativa que levavam cartazes com nomes de presos, tornaram público um comunicado, em euskara e castelhano, respectivamente, no qual denunciam a aplicação da chamada «doutrina Parot» aos prisioneiros políticos bascos.

Depois de expressarem a sua «solidariedade» a este colectivo, afirmaram que o Governo espanhol «pretende continuar a infringir os direitos humanos dos presos políticos». Deste modo, salientaram que, «embora não tendo lugar na Constituição», o Executivo de Mariano Rajoy fez «o impossível para aplicar a pena perpétua» aos presos políticos bascos e «tem intenção de levar até ao fim a legislação especial e de excepção».
Em seu entender, as decisões tomadas em matéria penitenciária são «políticas», tendo por isso solicitado a adopção de «um outro tipo» de medidas, que promovam «as vias de solução», em vez de lhes «colocar entraves». «Consideramos que o respeito pelos direitos humanos se deve diferenciar dos interesses políticos», defenderam.
Afirmaram ainda que «prolongar esta situação só vai trazer mais dor», pelo que «deve acabar hoje mesmo», de forma que «as novas gerações de Euskal Herria apenas conheçam a prisão e o exílio através dos livros de história».
Por último, defenderam que se deve «encher as ruas para esvaziar as prisões» e fizeram um apelo à participação nas mobilizações que terão lugar no próximo dia 19 de Maio em diversos pontos de Euskal Herria «a favor do respeito» pelos direitos dos presos. / Fonte: Gara

Iker Beristain chegou a Algorta. Ongi etorri, Beris!
O preso político basco Iker Beristain foi ontem libertado. Não teve de pagar fiança, mas as acusações de colaboração ainda se mantêm.
Eram 21h00 quando saiu da prisão de Soto del Real, onde era aguardado por familiares e amigos, e chegou a Algorta pela 1h30 da madrugada. Nesta localidade biscainha do município de Getxo era aguardado por cerca de 200 pessoas, que o receberam em ambiente de grande emoção e festa. Na ocasião, para além das tradicionais flores oferecidas, do aurresku dançado e da foto retirada da parede, Beris agradeceu a todos os presentes, a todos os que o ajudaram e lembrou a necessidade de trazer os presos e os refugiados para o país.
Um outro orador também se pronunciou neste sentido, enfatizando, por outro lado, a força do Colectivo de Presos Políticos Bascos. Depois, cantou-se o «Eusko Gudariak» e a festa prolongou-se pela noite fora, com a alegria de ter o Iker novamente em Algorta, mas sabendo que ainda falta trazer todos os outros. / Descrição mais detalhada do ongi etorri em: etengabe

Txomin Sola: «É a possibilidade de concretizar um sonho que torna a vida interessante»
Vídeo da recepção a Txomin Sola, que ontem chegou ontem a Donibane (Iruñea), depois de passar 18 anos na prisão. Ongi etorri! Fonte: ateakireki.com

Caça às bruxas: continuam a pedir 18 meses de prisão pelas fotos de presos em Zarautz
O procurador Luis Barroso mantém o pedido de 18 meses de prisão para Ainhize Muniozguren, membro da plataforma festiva de Zarautz, acusando-a do delito de «enaltecimento do terrorismo» por causa da exibição de fotografias de presos políticos no recinto das txosnas durante as festas de San Pelaio. A acusação particular - Dignidad y Justicia - pede um ano e 8 meses de prisão, na sequência do julgamento que se realizou esta sexta-feira na AN espanhola. A defesa pede a livre absolvição. / VER: Gara