sábado, 15 de setembro de 2012

Arkaitz Otazua e Iñaki Fernandez de Nograro foram evocados no aniversário da sua morte

Cerca de cem pessoas participaram ontem num acto evocativo simples de dois militantes da Alde Zaharra bilbaína: Iñaki Fernandez de Nograro e Arkaitz Otazua.

O acto decorreu na esquina de Arkaitz Otazua, onde as ruas Dorre e Done Jakue se juntam. Depois do aurresku de homenagem aos dois militantes, os participantes deixaram cravos vermelhos ao pé das fotos de Fernandez de Nograro e de Otazua. Em seguida, familiares e amigos dos falecidos receberam um ramo de flores e, para terminar, todos os presentes cantaram o «Eusko Gudariak».

Arkaitz Otazua era membro da ETA e morreu no alto de Herrera (Araba), a 14 de Setembro de 2003, na sequência de um tiroteio com a Ertzaintza. De acordo com a versão do Departamento do Interior, Otazua foi morto numa emboscada, mas mais tarde a própria organização armada disse que preparara uma acção e que o jovem bilbotarra fora morto ao ser atingido pelas costas quando se ia embora.

No mesmo dia, mas dois anos mais tarde, a 14 de Setembro de 2005, Iñaki Fernandez de Nograro faleceu na sequência de uma doença grave, pouco depois de regressar do exílio. / Fonte: BilboBranka