domingo, 16 de setembro de 2012

Apresentação das listas eleitorais: EH Bildu quer que Araba dê continuidade à mudança iniciada em 2011

Num acto que ontem decorreu no Palácio Europa, em Gasteiz, o EH Bildu deu ontem a conhecer o nome dos 25 candidatos que integram a lista da coligação em Araba, e apresentou-se como alternativa ao modelo económico e social esgotado que PNV, PP e PSE põem em prática há anos.

Hasier Arraiz, segundo nas listas para o Parlamento de Gasteiz, referiu que as forças políticas que integram a coligação querem dar continuidade «à mudança política e social» iniciada em Maio de 2011, quando a coligação soberanista se tornou a terceira força do herrialde.

Depois da apresentação dos candidatos - entre os quais se destacam também Belen Arrondo, Andoni Txasko e Julen Arzuaga - e do seu modelo de futuro para Araba, Arraiz sublinhou que Euskal Herria «precisa de um Estado livre na Europa». Disse que «alguns não oferecem mais que um Estatuto que já está esgotado e amortizado e que outros falam de um status especial para 2015, algo que não sabemos o que é, mas que nos cheira a muita embalagem para pouco recheio».

O candidato do EH Bildu disse ainda que em Madrid, o Governo do PP apenas tem para oferecer aos cidadãos bascos «a pena perpétua». «É essa a única proposta que o Estado espanhol faz a Euskal Herria e às restantes nações que convivem no Estado», concluiu. / I.S. (Ver Gara)

Listas de candidatos do EH Bildu: em Araba, na Bizkaia, em Gipuzkoa

Histórias de embalar: «Rubalcaba apresenta López em Gasteiz como o artífice do fim da luta armada», de Ion SALGADO (Gara)
E mais: Rubalcaba felicitou López por «ter feito mudar os do Batasuna, os do Bildu».