No dia 31 de Março de 2009, a Polícia espanhola prendeu oito jovens de Hernani (Gipuzkoa). Na sequência disso, outros dois tiveram de ir depor à AN espanhola no mês seguinte. Oito receberam ordem de prisão e dois ficaram em liberdade sob fiança, e agora estão todos a aguardar julgamento.
Todos os jovens são acusados de pertencer à organização juvenil Segi, e cada qual pode apanhar entre 7 e 9 anos de prisão. O julgamento decorre de 18 a 28 de Setembro.
Esta tentativa de impedir e punir o trabalho dos jovens independentistas não foi a primeira, nem a última, em Euskal Herria. Infelizmente, foram muitos aqueles que, antes de nós, tiveram de suportar a violência do Estado. (Ver HernanikoGazte)
Iniciativas
Já estão confirmadas diversas acções solidárias para Setembro. Para além disso, abriu-se uma conta corrente para fazer frente às despesas que o julgamento implica. É este o número: 30350025810251188647.
6 de Set., 22:30: Sessão de bertsos no frontão do polidesportivo, com a participação dos bertsolaris Alaia Martin, Andoni Egaña, Beñat Gaztelumendi, Jon Maia, Maialen Lujanbio e Sustrai Colina. Entradas a 8€ (antes) e 10€ (no local). À venda em diversas tabernas: Hernani (Garin, Zintzarri, Rioja, Onddi, Aralar e Tripontzi), Urnieta (Xauxar), Andoain (Irunberri), Astigarraga (Zipotza), Lasarte (Xirimiri), Usurbil (herrikoa), Orereta (Landare), Donostia (Urka e Doka) e Oiartzun (Makutxo).
7 de Set.: Conferência de imprensa massiva na Biteri kultur etxea.
14 de Set., 22h00: Partidas no frontão do polidesportivo.
15 de Set., 19h00: Manifestação em defesa dos dez jovens arguidos de Hernani, seguida de um acto. (Ver HernanikoGazte)
Concentrações na Irlanda para pedir a liberdade de Arturo Villanueva, Beñat
Arturo Villanueva (Beñat) é conhecido no Norte da Irlanda pela sua colaboração na emissora comunitária de rádio de Belfast Feile FM, pelo seu trabalho na Irlandanet e pelas suas actividades no comité de solidariedade com EH em Belfast.
Arturo foi detido na segunda-feira da semana passada em Urruña (Iparralde) e na terça-feira realizou-se uma concentração para pedir a sua libertação, frente à Câmara Municipal de Belfast, organizada por residentes bascos na cidade e pelos Na Croisbhealaí workers.
De acordo com algumas informações (embora não exista certeza oficial), em princípio Beñat continuará detido até terça-feira que vem, dia em que se realiza a audiência relacionada com a sua extradição para o Estado espanhol. [...]