domingo, 30 de setembro de 2012

A Batera envia mensagem a Paris para que aborde a criação da colectividade territorial específica

As Jornadas de Euskal Herria organizadas esta tarde pela plataforma Batera terminaram com a subscrição massiva de uma Declaração solene, que vai ser enviada para Paris, tendo como objectivo a criação de uma colectividade territorial específica para Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa.

Com auditório da Câmara de Comércio e Indústria de Baiona cheio e no qual se destacava a presença de quase todo o espectro político e social de Ipar Euskal Herria [País Basco Norte], a assembleia deixou claro que já passou «o tempo das manifestações e dos debates» e que chegou a «hora das decisões».

Muitos dos participantes ficaram com a impressão de terem assistido a um «momento histórico», pois nunca antes se tinha alcançado um consenso tão amplo sobre o método de governação mais adequado para Ipar Euskal Herria. Falta que Paris oiça e crie uma alínea específica no debate sobre o Acto III da Descentralização que está já na mesa.

Entre as intervenções, o membro do Batasuna Jean-François Lefort salientou «a importância, no panorama político instável que conhecemos na actualidade, da convergência de posturas». Depois de recordar que o «não reconhecimento de Ipar Euskal Herria é uma das fontes do conflito», fez um apelo «à responsabilidade colectiva de todos para caminhar em direcção à resolução definitiva e integral» do mesmo. / Fonte: naiz.info / Ver: Gara