sábado, 22 de setembro de 2012

Termina a «Greba Martxa» do LAB em Iruñerria

A marcha do LAB que percorreu Iruñerria [Comarca de Pamplona] durante seis dias terminou hoje na Alde Zaharra da capital navarra, depois de ter partido de Antsoain e ter atravessado a Txantrea.

Com uma dezena de zanpantzar e a carrinha da marcha à cabeça, centenas de pessoas atravessaram o Portal de Zumalakarregi, descendo depois pela Navarrería e terminando o percurso na Praça do Município.

Aqui, o porta-voz de LAB em Nafarroa, Igor Arroyo, destacou «o trabalho dos activistas e, de uma forma geral, da militância sindical independentista», tendo afirmado que, «graças ao trabalho empenhado dos e das sindicalistas abertzales, se abriu a porta à mudança política e social em Navarra». A partir de agora, comentou, «é preciso juntar forças, em todas as terras, em todos os locais de trabalho, em torno das três reivindicações: primeira: fim da política de cortes e paralisação do TGV; segunda: demissão do Governo da UPN e convocatória de eleições; e terceira: tendo em conta o fracasso do Amejoramiento, abertura de um debate social sobre o futuro económico e social de Navarra».

Antes de a marcha terminar, os participantes cantaram a «A Internacional» e o «Eusko Gudariak». (naiz.info)
Milhares de pessoas nas ruas de Donostia, Bilbo e Gasteiz contra o «ataque aos direitos sociais e laborais» 
Milhares de pessoas participaram hoje nas manifestações convocadas para Donostia, Bilbo e Gasteiz, com o lema «Euskal Herrian murrizketarik ez» [Não os cortes no País Basco], que tiveram início às 17h30 em Bilbo e Donostia, e às 19h00 em Gasteiz. Estas mobilizações são a antessala da greve geral da próxima quarta-feira, à qual aderiram mais de 700 comités de empresa. (Ver Berria e naiz.info)

«Greba Martxa»: crónica de dia 21
Fonte: ateakireki.com / No quinto dia, a marcha do LAB pela Comarca de Pamplona em direcção à greve geral foi de Berriozar até Antsoain, passando por Buztintxuri (ocupação do centro de imigração), pela estação da Renfe (em defesa de um sector ferroviário público e basco), e por Sanduzelai (reforço matinal e distribuição de propaganda). De acordo com o LAB, as provocações e os insultos da Polícia foram constantes ao longo do dia. No vale de Sakana, também houve «Greba Martxa», nomeadamente em Altsasu.

Carga da Polícia Nacional espanhola na Parte Velha de Iruñea na sequência de uma acção de protesto contra os despejos
Várias pessoas realizaram ontem na Alde Zaharra de Iruñea [Parte Velha de Pamplona] uma acção contra os despejos. Passava das sete da tarde quando começaram a entaipar a caixa de Multibanco da sucursal do Banesto na Rua Mercaderes. Entretanto, vários agentes da Polícia Nacional encontravam-se a poucos metros, na Praça do Município, onde decorria uma concentração pelos direitos civis e em apoio a Arturo Villanueva.

Nas imagens que é possível ver, os polícias colocam os capacetes e correm em direcção à Mercaderes, provocando momentos de tensão e mal-estar entre as pessoas que gozavam as festas de San Fermín Txikito. Os agentes barricaram-se na esquina da Mercaderes e da Estafeta, exibindo as suas armas, mas retiraram-se logo depois, no meio das assobiadelas das pessoas.

Carga da PN em Iruñea
Fonte: ateakireki.com