A Polícia Foral carregou sobre os estudantes que protestavam contra os cortes e a subida das taxas de matrícula antes da cerimónia de inauguração do ano académico da Universidade Pública de Navarra (UPNA) [Nafarroako Unibertsitate Publikoa (NUP)].
Os primeiros momentos de tensão verificaram-se antes do início da cerimónia, na porta principal do edifício El Sario, quando os estudantes fizeram ouvir palavras de ordem contra os cortes e a subida das taxas de matrícula. Foram retirados pela Polícia Foral.

Posteriormente, efectivos do Corpo de Intervenção da Polícia Foral impediram que um grupo de estudantes, que conseguiram entrar no El Sario, chegassem à sala onde decorria a cerimónia.
Contra os cortes
Antes destes incidentes, representantes das organizações Ikasle Abertzaleak, Asamblea Libertaria e da Asamblea UPNA deram uma conferência de imprensa para denunciar os cortes no orçamento da universidade e o aumento das taxas.

«Barcinari NUPen "harrera berezia" egitea eragotzi diete foruzainek Ikasle Abertzaleei» (Berria)
Dena dela, ondoren ikasle batzuek lortu dute Nafarroako Unibertsitate Publiko barrura sartzea. «Ikasle borrokaz lortuko dugu!», dio IAk. / EHUren ikasturte hasierako ekitaldia ere gaur da, Gasteizen.
Carga policial sobre estudantes que protestavam na NUP
Fonte: ateakireki.com