sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Protestos estudantis e cargas policiais no início do ano académico da UPNA

A Polícia Foral carregou sobre os estudantes que protestavam contra os cortes e a subida das taxas de matrícula antes da cerimónia de inauguração do ano académico da Universidade Pública de Navarra (UPNA) [Nafarroako Unibertsitate Publikoa (NUP)].

Os primeiros momentos de tensão verificaram-se antes do início da cerimónia, na porta principal do edifício El Sario, quando os estudantes fizeram ouvir palavras de ordem contra os cortes e a subida das taxas de matrícula. Foram retirados pela Polícia Foral.

[O Berria diz que os Ikasle Abertzaleak se deslocaram para a entrada do edifício para dar «uma recepção especial» à Presidente do Governo navarro, Yolanda Barcina, e que os «foruzainak» os retiraram dali aos empurrões.]

Posteriormente, efectivos do Corpo de Intervenção da Polícia Foral impediram que um grupo de estudantes, que conseguiram entrar no El Sario, chegassem à sala onde decorria a cerimónia.

Contra os cortes
Antes destes incidentes, representantes das organizações Ikasle Abertzaleak, Asamblea Libertaria e da Asamblea UPNA deram uma conferência de imprensa para denunciar os cortes no orçamento da universidade e o aumento das taxas.

Criticaram ainda a redução de verbas para a universidade numa altura em que se encaminha dinheiro para infra-estruturas como o Circuito de Los arcos, o TGV, o Pavilhão Reyno de Navarra Arena ou o Canal de Navarra. / Notícia completa: naiz.info / Fotos: Berria

«Barcinari NUPen "harrera berezia" egitea eragotzi diete foruzainek Ikasle Abertzaleei» (Berria)
Dena dela, ondoren ikasle batzuek lortu dute Nafarroako Unibertsitate Publiko barrura sartzea. «Ikasle borrokaz lortuko dugu!», dio IAk. / EHUren ikasturte hasierako ekitaldia ere gaur da, Gasteizen.
 
Carga policial sobre estudantes que protestavam na NUP
Fonte: ateakireki.com