sábado, 15 de setembro de 2012

O LAB considera que condenar as pessoas à pobreza é uma «decisão política»

A secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, afirmou ontem que «condenar as pessoas à pobreza é uma opção política» decorrente da decisão de «sanear o sistema financeiro com dinheiro público». Voltou a exigir aos políticos bascos «acordos contra a intervenção».

Etxaide proferiu estas declarações pouco antes do início de uma manifestação de delegados do LAB em Donostia contra as reformas do Governo espanhol e para pedir aos cidadãos que adiram à greve geral convocada para dia 26 no País Basco Sul por dezenas de organismos sociais e uma boa parte das centrais sindicais.

Disse também que, numa altura em que «estão ser negociadas as condições da intervenção do Estado espanhol», é preciso apelar «ao meio político basco para que construa os acordos necessários que nos blindem dessa intervenção».

A dirigente máxima do LAB afirmou também que, dessa forma, Euskal Herria «poderá seguir por outro caminho, pois já se viu que as políticas postas em prática mais não fazem que agravar a situação económica e social».

Na opinião de Ainhoa Etxaide, é à sociedade basca que cabe «decidir se segue a via da Grécia ou se vai por um novo caminho, alterando radicalmente as políticas, colocando as pessoas no centro da política e considerando o modelo social como um dos vectores principais para sair da crise».

Na mobilização, várias centenas de membros deste sindicato partiram do bairro do Antiguo e encaminharam-se para a catedral do Bom Pastor, atrás de uma faixa em que se lia «Euskal Herriak hitza eta erabakia. Irailak 26 Greba Orokorra». [Euskal Herria tem a palavra e a decisão. 26 de Setembro, Greve Geral] / Notícia completa: Gara

Mais de mil navarros marcham em Iruñea a caminho da greve geral
Mais de mil pessoas participaram ontem à tarde na manifestação contra os cortes sociais e laborais convocada por sindicatos e colectivos sociais.
O protesto constituiu uma forma de pedir aos cidadãos que adiram à greve de 26 de Setembro. Os manifestantes denunciaram a perda de direitos e prestações e a cumplicidade entre UPN e Madrid. / Aritz INTXUSTA (Ver Gara) / Vídeo: manifestação à chegada à Praça do Município (AteakIreki)

Ver também: «As greves mineiras de Meatzaldea melhoraram as condições laborais», de Juanjo BASTERRA (Gara)
Ezkerraldea e Meatzaldea foram para a Bizkaia zonas de esplendor entre finais do século XIX e os anos 70 do século XX. Hoje sofrem a desertificação industrial.