sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Em Roma, concentração de protesto nos 100 dias de prisão domiciliária de Lander Fernández

No próximo sábado, meia dezena de políticos e advogados vão dar uma conferência de imprensa na Praça de Espanha, em Roma, para pedir a liberdade do bilbotarra Lander Fernández e condenar a «montagem repressiva» posta em prática pelo Estado espanhol contra ele.

No mesmo dia, a rede de solidariedade criada a favor da sua libertação vai realizar uma concentração frente ao Ministério da Justiça. Recorde-se que já passaram cem dias desde que Lander foi detido em Roma.
O militante basco, quase há dois anos na capital italiana, onde fazia uma vida normal, foi preso pela Polícia italiana a 13 de Junho último, em resposta ao pedido feito pela AN espanhola.

Numa nota, a rede de solidariedade com Lander afirma que «ainda não existem provas do crime de que é acusado, que não tem nada a ver com terrorismo, e que no sistema jurídico italiano já teria prescrito». Na nota afirma-se ainda que, «na sequência da montagem repressiva» do Governo espanhol, Fernández está preso em casa há cem dias, privado de liberdade. «Esta montagem não justifica a suas extradição para Espanha, nem que esteja preso em Itália». / Fonte: askapena.org

Iñaki Rego regressa a casa depois de 17 anos na prisão
Pela segunda vez nos últimos seis dias, ontem um preso político foi recebido em Urruña. Neste caso, foi a vez de Iñaki Rego, que era esperado por cerca de 200 conterrâneos e amigos em Pausu (Lapurdi), depois de deixar para trás a prisão de Muret, onde, tal como Peio Alcantarilla na sexta-feira passada, acabou de cumprir a pena a que foi condenado.
No ongi-etorri foi também homenageada a mãe do ex-preso, em virtude da «determinação mostrada durante tantos anos». Iñaki Rego foi detido juntamente com o seu pai, Juan José Rego (em liberdade condicional por doença grave), e Jorge García Sertucha a 9 de Agosto de 1995, em Maiorca, acusados da preparação de um atentado contra o rei Juan Carlos I. Mais tarde, foi extraditado para o Estado francês, onde residia, para cumprir a pena. / Fonte: Gara / Ver também: Lejpb