quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Kukutza: na véspera do primeiro aniversário do despejo, o Bildu acusa PNV, PP e PSE de cedência a interesses especulativos

Aitziber Ibaibarriaga, vereadora do Bildu na CM de Bilbo, deslocou-se hoje a Errekalde, ao local onde antes existia a fábrica de sonhos do Kukutza, para lembrar o que se passou no bairro há um ano, durante a Semana da Vergonha.

Ibaibarriaga afirmou que, onde antes existia «uma fábrica de sonhos, de cultura alternativa, uma alternativa sociocomunitária completa, um edifício exemplo de convivência com a vizinhança, de economia social e um activo importante de participação dos cidadãos» - o Kukutza - «hoje há apenas ruínas».

A vereadora soberanista apontou a obstinação e irresponsabilidade da tripla formada por PNV, PP e PSE como responsáveis, na medida em que defenderam «os interesses especulativos de uma construtora de passado obscuro e duvidoso». Para Ibaibarriaga, este posicionamento mostra como estes três partidos «viraram as costas ao bairro» e esteve na origem de «uma acção sem qualquer justificação, decretando a demolição, a ocupação violenta de todo o bairro e as cargas indiscriminadas contra toda a população» - recorde-se que o próprio Ararteko [Defensor do Povo] considerou a acção policial «injustificada e desproporcionada».

Para Ibaibarriaga, na Semana da Vergonha de Setembro do ano passado ficou em evidência o modelo cinzento de entender a cidade dos três partidos - PNV, PP e PSE -, um modelo «do bastão e da escavadora», que «dá prioridade ao centro em detrimento dos bairros, e em que se tira da frente todo aquele que não pensa como Azkuna ou o que não lhe agrada». / VER: bildu.info/bilbo

Vídeo: Manifestação contra o despejo do Kukutza III Gaztetxea
Manifestação realizada em Bilbo poucas horas depois de terminar o despejo do gaztetxe Kukutza III. Cerca de 7000 pessoas manifestaram-se desde a estação de Ametzola até ao gaztetxe reivindicando a vigência do projecto cultural autogerido.

O membro da Errekaldeberriz Auzo Elkartea e professor da UPV-EHU Igor Ahedo conta como os habitantes de Errekalde viveram o despejo e a demolição do Kukutza III Gaztetxea no dia 21 de Setembro de 2011 e dá a sua leitura sobre o que se passou naqueles dias. Na sua opinião, «o que aconteceu ao Kukutza é evidência do desprezo institucional para com o trabalho dos cidadãos».

Kukutza: crónica de três dias de ocupação de um bairro
Kukutza III Gaztetxea (uma ínfima parte do que era)
Ver: Kukutza / Ver também: «Urtebete Kukutza desegin zutenetik: 13 urtez autogestioaren erreferentea izandako proiektua gogoan» (BilboBranka)