segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Muita gente em Hernani para apoiar os jovens incriminados e acabar com os julgamentos políticos

Começa amanhã na AN espanhola o julgamento político de dez jovens de Hernani (Gipuzkoa) detidos em Março de 2009 pela Polícia espanhola no âmbito de uma operação decretada pelo juiz Baltasar Garzon e de um processo conhecido como «16/10». Acusados de pertencer à organização juvenil Segi, o MP pediu para cada um penas que oscilam entre os sete e os nove de prisão.

Centenas de pessoas participaram na manifestação que, no sábado, partiu às 19h00 da Gudarien enparantza. Pelo caminho, os manifestantes gritaram palavras de ordem como «Jo ta ke irabazi arte!», «euskal gazteria aurrera» ou «epaiketarik ez!», antes de chegarem ao espaço coberto de Atsegindegi, onde decorreu o acto final. Depois dos irrintzis, os jovens arguidos tomaram a palavra para realçar a força da luta da juventude, denunciar a situação que viveram e agradecer aos cidadãos todo o apoio que lhes deram.

Durante o acto, projectou-se um vídeo em que aparecem imagens das detenções dos jovens e também as declarações de Iñigo Alzelai, depois de ser libertado, denunciando a tortura a que fora submetido. Também aparecem imagens da sessão de bertsos realizada para fazer frente às despesas judiciais. Nela, Maialen Lujanbio diz: «Doazen guztiak itzul daitezela». [Qualquer coisa como: «Vão todos para regressar»].

Ao vídeo seguiu-se um espectáculo de dança, com o grupo Ttarla, de Hernani, a dançar ao som da canção de Mikel Urdangarin «Non geratzen den denbora».

Posteriormente, jovens de outros países fizeram também questão de expressar a sua solidariedade aos de Hernani. Primeiro, foram membros da Arran, organização juvenil dos Países Catalães, a tomar a palavra, para louvar o trabalho realizado pela juventude basca ao longo dos anos, e também para darem conta da situação que se vive actualmente nos Países Catalães (na sequência da Diada, que se comemorou na terça-feira passada); depois, foi exibido um vídeo solidário de jovens do Chile, no início do qual recorreram às palavras de Che Guevara: «Nascemos para vencer!».

O movimento Eleak também expressou o seu apoio aos arguidos, e, no final, os dez jovens e outras pessoas processadas subiram ao palco, no meio dos aplausos dos presentes.

Eis o vídeo apresentado na ocasião:

Fontes: hernanikoGazte, topatu.info [com muitas fotos] e Gara