
Centenas de pessoas participaram na manifestação que, no sábado, partiu às 19h00 da Gudarien enparantza. Pelo caminho, os manifestantes gritaram palavras de ordem como «Jo ta ke irabazi arte!», «euskal gazteria aurrera» ou «epaiketarik ez!», antes de chegarem ao espaço coberto de Atsegindegi, onde decorreu o acto final. Depois dos irrintzis, os jovens arguidos tomaram a palavra para realçar a força da luta da juventude, denunciar a situação que viveram e agradecer aos cidadãos todo o apoio que lhes deram.
Durante o acto, projectou-se um vídeo em que aparecem imagens das detenções dos jovens e também as declarações de Iñigo Alzelai, depois de ser libertado, denunciando a tortura a que fora submetido. Também aparecem imagens da sessão de bertsos realizada para fazer frente às despesas judiciais. Nela, Maialen Lujanbio diz: «Doazen guztiak itzul daitezela». [Qualquer coisa como: «Vão todos para regressar»].
Ao vídeo seguiu-se um espectáculo de dança, com o grupo Ttarla, de Hernani, a dançar ao som da canção de Mikel Urdangarin «Non geratzen den denbora».

O movimento Eleak também expressou o seu apoio aos arguidos, e, no final, os dez jovens e outras pessoas processadas subiram ao palco, no meio dos aplausos dos presentes.
Eis o vídeo apresentado na ocasião:
Fontes: hernanikoGazte, topatu.info [com muitas fotos] e Gara