quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Concentração de protesto em Iruñea: deixem Arturo Villanueva em paz!

Para protestar contra o mandado europeu emitido contra Arturo Villanueva Arteaga (Iruñea, 1976) e pedir o fim das extradições, o movimento Eleak convocou para amanhã, dia 21, uma concentração na Praça do Município de Iruñea, às 19h00.
O habitante do bairro de Donibane foi preso no dia 27 de Agosto em Urruña (Lapurdi), onde vivia havia pouco tempo e fazia uma vida pública, depois de vários anos na Irlanda. Acusaram-no de ligação à Segi e deram-lhe ordem de prisão. Já em Belfast tinha sido preso por causa de um mandado europeu emitido pela AN espanhola contra ele, mas o juiz rejeitou as pretensões espanholas.
No dia 11 deste mês, o Tribunal de Pau ordenou a libertação de Arturo, ficando então a aguardar o julgamento, que tem lugar no dia 25, em liberdade, mas sujeito a uma série de medidas restritivas. Utzi Arturo pakean! Deixem o Arturo em paz! / Fonte: Sanduzelai Leningrado e ateakireki.com

A esquerda abertzale critica a eventual entrega de Iñaki Imaz ao Estado espanhol
Numa nota emitida, a esquerda abertzale de Donostia criticou ontem a aprovação da entrega do cidadão basco Iñaki Imaz Munduate ao Estado espanhol, decidida pelo Tribunal de Pau na sequência de um mandado europeu apresentado pela Audiência Nacional espanhola. A esquerda abertzale pediu às autoridades francesas que deixem Imaz em liberdade e expressou «todo o seu apoio e carinho» tanto a Iñaki como aos seus familiares. (Ver Gara)

O Herrira pede a Madrid que acate a sentença de Estrasburgo sobre a doutrina 197/2006
Membros do Herrira compareceram hoje junto à AN espanhola, acompanhados por diversos representantes políticos e sociais provenientes de Euskal Herria, coincidindo com a reunião do plenário da Sala Penal do tribunal de excepção para determinar uma atitude relativamente à sentença do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem sobre a doutrina 197/2006, que prolonga o período de permanência na prisão. Contudo o dito plenário não tomou qualquer decisão; ou melhor, decidiu que vai continuar a deliberar no próximo dia 10 de Outubro. (Ver naiz.info e naiz.info)

Em Elizondo, pediu-se o fim da pena perpétua e a libertação de Iñaki Erro
As medidas de excepção continuam a ser aplicadas em força aos presos políticos bascos, e, tendo como objectivo a sua desactivação, no sábado passado realizou-se uma concentração em Elizondo (Baztan, Nafarroa), tal como em muitas outras terras de Euskal Herria.
Fez-se questão de denunciar o caso de Iñaki Erro, que, apesar de ter uma doença grave, continua na prisão - e tendo já cumprido integralmente a pena a que foi condenado. / Fonte: ateakireki.com

Ongi etorri a Peio Alcantarilla, sexta-feira, em Urruña
Bat gutxiago! Menos um! Ongi etorri a Peio Alcantarilla na sexta-feira, 21 de Setembro, às 19h00, na Praça de Urruña (Urruña, Lapurdi, EH). / Fonte: Baiona_Askatu