O colectivo Arantzadi Auzolanean fez saber que hoje, antes das oito da manhã, o bulldozer voltou a entrar na horta comunal de Aldaya, à socapa e acompanhado por um grande dispositivo policial, para destruir o trabalho realizado pelas centenas de pessoas que no sábado passado participaram na Festacção organizada pelo colectivo. «Os políticos desta cidade continuam a não ouvir a vontade das pessoas que, com o seu trabalho e a sua importante presença, apesar das obras, nestes últimos dias têm reclamado uma Arantzadi realmente hortícola, sem canais absurdos nem despesas injustificáveis», afirmam.
Ontem, foram detidas três pessoas que tentavam parar os trabalhos de destruição. Hoje, foram detidas mais três pessoas: duas, ao subirem para uma máquina que ia arrasar a horta recém-plantada; uma outra, quando tentava aceder à zona em que estava a ocorrer a destruição, e que foi retida e detida.
Para esta tarde, a partir das 18h00, estava programada uma «merendacção» na horta Aldaya, com a participação de vários artistas locais. / Fonte: lahaine.org / Vídeo: Três detidos em Arantzadi (dia 3)
Entrevista a Agustín Beroiz, hortelão de Arantzadi
Fonte: ateakireki.com