sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Tribunal de Londres recusou a liberdade condicional a Antton Troitiño

Decorreu hoje em Londres, no Tribunal de Westminster, uma audiência relacionada com o mandado europeu emitido pela AN espanhola contra o preso político basco Antton Troitiño Arranz (Donostia, 1957).

O juiz Michael Snow recusou a concessão da liberdade condicional ao preso porque, em seu entender, existe risco de fuga. A defesa tinha solicitado a sua libertação condicional até que se resolvesse a questão do recurso da Justiça espanhola em relação à sentença do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem sobre a «doutrina Parot». Troitiño terá de depor novamente a 16 de Outubro, por videoconferência.

Recorde-se que Troitiño foi libertado em Abril de 2011, depois de passar 24 anos na prisão. A sua libertação provocou grande polémica no meio político-judicial-mediático espanhol e, uma semana depois, a AN espanhola revogava a sua libertação. A Troitiño, que devia estar em liberdade desde 4 de Janeiro de 2011, foi-lhe aplicada a «doutrina 197/2006», prolongando-lhe a pena até 2017. Depois da primeira recepção de boas-vindas, Troitiño pôs-se ao fresco.
Em Novembro do ano passado, o Supremo Tribunal espanhol confirmou o prolongamento da pena em seis anos. / Notícia completa: Berria / Ver: aseh

Familiares do preso Txomin Lesende sofreram um acidente de viação
No sábado passado, a mãe, duas irmãs e um sobrinho de quatro anos do preso político Txomin Lesende (Elorrio, Bizkaia) sofreram um acidente de viação, quando se dirigiam para a prisão de Badajoz (Espanha), para fazer uma visita, segundo divulgou hoje a associação Etxerat.
O acidente ocorreu na via rápida Ruta de Plata (A-66). Os familiares de Lesende perderam o controlo da viatura e, como nesse troço da via rápida não existia divisória central, atravessaram toda a faixa de sentido contrário, conseguindo parar junto a uma terraplanagem.
De acordo com a informação divulgada pela Etxerat, ninguém ficou mal e os familiares conseguiram chegar à prisão, sendo-lhes permitido alterar o horário da visita das 11h00 para as 18h00.
Na nota emitida, a Etxerat afirmou que a política de dispersão já provocou doze acidentes este ano. Como tal, exigiu o fim dessa política. / Fonte: Berria

Condenados a um ano de prisão por colar cartazes a favor dos presos
A Audiência Nacional espanhola condenou Ibai Montealvaro e Laura Cantera a um ano de prisão por fazerem pintadas e colarem cartazes a favor dos presos políticos bascos durante as festas de Portugalete (Bizkaia), em Julho de 2010. A sentença, que ontem foi notificada, condena como responsáveis civis ambos os arguidos, que terão de indemnizar o Município portugalujo em 759,97 euros pelos gastos de limpeza. (Ver Gara)

Concluído o julgamento de Goioaga, García e Paz
Terminou na quarta-feira o julgamento do advogado Iñaki Goioaga, do preso político Jorge García e da sua ex-companheira Ana Paz, que ficam agora à espera de conhecer a sentença. No terceiro dia de audiências, defesa e MP apresentaram as suas conclusões. Kepa Landa, advogado de Goioaga, disse que o último dia do julgamento serviu para «deixar claro, durante mais de três horas, que nenhum dos argumentos apresentados pela Procuradoria tem qualquer tipo de fundamentação e que a falta de provas é evidente. A principal, que a alegada fuga nunca se realizou».
Ainda assim, o MP manteve o pedido de condenação de dezasseis anos de prisão para Goioaga, dez por «pertença a grupo armado» e mais seis pela «tentativa de fuga», de que os três imputados são acusados. O Ministerio Público pede também cinco e seis anos de prisão para Jorge García e Ana Paz.
Landa mostrou-se «optimista» quanto à sentença, por considerar que «todas as acusações foram desmontadas, deixando claro que não existiu qualquer crime». Não obstante, comentou que... nunca fiando, porque «isto é a Audiência Nacional e nunca se sabe». / Fonte: Gara