terça-feira, 29 de novembro de 2016

Alexis e David, antigos operários da TMA, à espera da sentença

David González e Alexis Rodríguez, antigos operários da empresa Talleres Mecanicos Arakistain (TMA), em Etxebarria (Bizkaia), foram hoje julgados em Bilbo por defenderem os seus postos de trabalho. Um empresário e o Ministério Público (MP) querem vê-los na cadeia.

Em 2013, a TMA fechou as portas e deixou os trabalhadores na rua, devendo-lhes milhares de euros em salários. Os operários mobilizaram-se em defesa dos postos de trabalho e do dinheiro a que tinham direito, e um empresário interpôs uma queixa contra alguns deles.

O caso de Alexis e David chegou a tribunal. Julgados hoje em Bilbo, o empresário pediu cinco anos e meio de cadeia e 9000 euros de indemnização para cada um; o MP solicitou dois anos e três meses de cadeia para cada um. Ambos os trabalhadores ficam a aguardar pela sentença.

À entrada do tribunal, o sindicato LAB promoveu uma concentração solidária com os operários, sob o lema «Alexis eta David libre. Langile borrokaren kriminalizaziorik ez» [Alexis e David livres. Não à criminalização da luta laboral].

Ainhoa Etxaide, secretária-geral do LAB, afirmou que se trata «de mais um passo para limitar a liberdade sindical», tendo acrescentado que, «com este julgamento, se quis punir a acção sindical, o direito dos trabalhadores a defenderem os seus direitos». / Ver: Lea-Artibai Hitza

Alexis, David González e Iñaki livres!Declarações sobre os processos judiciais movidos contra Alexis Rodríguez e David, antigos trabalhadores da TMA, e Iñaki Montes, que participou em mobilizações contra a Troika.

A revista Iraultzen esteve com Alexis Rodríguez e Iñaki Montes, que falam sobre a repressão exercida sobre quem luta pelos direitos dos trabalhadores e sobre o caminho que a classe trabalhadora deve seguir para fazer frente a esta situação. / Ver: LAB