domingo, 13 de novembro de 2016

O «Lenin Eguna» é dia 26 na Alde Zaharra de Bilbo

O Lenin Eguna [Dia de Lénine], evento com uma trajectória vincada no calendário militante basco, este ano não se realiza no popular bairro bilbaíno de Otxarkoaga, mas sim na Parte Velha da cidade.
É no dia 26 de Novembro, quase três semanas depois do 99.º aniversário da Revolução de Outubro, que os comunistas abertzales bascos se vão juntar para a celebração do Lenin Eguna. Já por diversas vezes o Boltxe kolektiboa deixou claro que, com a realização desta jornada, não pretende promover evocações nostálgicas, mas sim «debater as tarefas prementes dos revolucionários e comunistas de hoje, na Euskal Herria que desejam independente e socialista».

A edição deste ano inicia-se, às 10h30, no Zirika! herri gunea (Erronda kalea, 12), onde terá lugar uma apresentação, a que se seguirá, segundo percebemos, de um debate centrado no tema «Movimentos populares, poder popular e organização revolucionária».

O encontro termina às 13h30, sendo que o Boltxe apela à participação na manifestação nacional em defesa da amnistia que nessa tarde terá lugar nas ruas de Bilbo, convocada pelo Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão. / Ver: boltxe.eus