sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Sindicatos bascos denunciaram, em Bilbo, o mais recente acidente laboral mortal

Os sindicatos ELA, LAB, ESK e Steilas promoveram uma concentração, esta manhã, frente ao edifício Albia, em Bilbo, para denunciar o acidente de trabalho que ali ocorreu na quarta-feira, na sequência do qual perdeu a vida um operário de 41 anos, residente em Barakaldo (Bizkaia).

Junto a uma faixa em que se lia «Lan istripu gehiagorik ez! Prekarietatea hiltzailea» [Mais acidentes de trabalho não! A precariedade mata], os sindicatos denunciaram o sinistro laboral e lembraram que, este ano, 50 trabalhadores perderam a vida em acidentes de trabalho no País Basco.

200 pessoas em Barakaldo
Ao fim da tarde, cerca de 200 pessoas concentraram-se na Praça Bide Onera, em Barakaldo, para protestar contra a precariedade e o acidente laboral que tirou a vida a um trabalhador do bairro de Arteagabeitia.

A porta-voz das organizações que convocaram a concentração, Edurne Oliver, expressou apoio à família e aos amigos do falecido e lembrou que quatro habitantes de Barakaldo já perderam a vida em acidentes de trabalho este ano. «A precariedade está a matar-nos e isso tem responsáveis com nome e apelido», disse. / Ver: herrikolore e Barakaldo Digital