sábado, 26 de novembro de 2016

Milhares manifestaram-se em Altsasu contra a operação policial e a manipulação mediática

Milhares de pessoas participaram, hoje, em Altsasu (Nafarroa) na manifestação convocada pelo povo da localidade, a Câmara Municipal e familiares dos jovens detidos e encarcerados na sequência de uma zaragata com agentes da Guarda Civil, num bar, em meados de Outubro.

A manifestação, silenciosa, serviu para exigir a libertação dos jovens, denunciar a classificação da zaragata como «crime de terrorismo» e a manipulação mediática.

Recorde-se que a juíza Carmen Lamela, do tribunal de excepção espanhol, incriminou nove jovens da localidade navarra e deu ordem de prisão a sete, na sequência de uma forte campanha mediática espanhola e de contradições várias da parte dos pikolos. Agora, os jovens incorrem em penas que vão dos 10 aos 15 anos de cadeia.

Reportagem de topatu.eus
Hoje, os habitantes de Altsasu sublinharam que, ao contrário da imagem passada pela comunicação social, «Altsasu é uma terra alegre, simpática, orgulhosa da sua indentidade». No final, os presentes bateram muitas palmas. / Mais info: argia e topatu.info