quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Jovens alaveses não pagam multas e organizam jornada de desobediência contra Lei da Mordaça

A 30 de Dezembro de 2015, 34 jovens alaveses acorrentaram-se ao gradeamento do Parlamento de Gasteiz, no âmbito de uma iniciativa pelo regresso a casa dos presos e dos refugiados políticos bascos. Punidos ao abrigo da Lei da Mordaça, os jovens assumiram uma atitude desobediente e organizaram várias acções.

Por terem participado, nas quatro capitais bascas do Sul, na iniciativa solidária com os presos e os refugiados, no contexto da dinâmica «Denak ala inor ez» [Ou todos ou ninguém], mais de 400 jovens receberam multas de 602 euros - 21 000 euros no total. Este Verão, os jovens assumiram que não iam pagar as multas e que iam lutar contra a chamada Lei da Segurança dos Cidadãos.

Nas últimas semanas, promoveram mesas-redondas sobre a referida lei, criada pelos fascistas, bem como jornadas solidárias em Agurain e Amurrio. Hoje, é a vez de Gasteiz, com uma mesa-redonda, pintxos e concertos (Azken Aukera e El Arrabal) no Gasteizko Gaztetxea.

Os jovens sublinharam a necessidade de desobedecer a este «instrumento criado para oprimir o movimento popular e juvenil». E afirmaram que irão continuar a lutar «enquanto um só preso ou refugiado basco não estiver em casa».

Desobediência à Lei da Mordaça em Gasteiz [Hala Bideo]Declarações de Unai Rodríguez e Goizane Pinedo. / Ver: halabedi.eus