segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Nova operação repressiva da Guarda Civil em Euskal Herria

A Guarda Civil prendeu, hoje, oito pessoas no âmbito de uma operação que designou como «Auziki» [picar, morder, incomodar] e que está relacionada com uma disputa que ocorreu num bar de Altsasu na madrugada de 15 de Outubro, na qual estiveram envolvidos agentes da Benemérita e alguns foliões. Na altura a mass merdia espanhola, que continua a carregar no pedal, falou num «linchamento», com mais de 50 envolvidos.

As detenções ocorreram em Altsasu e Iruñea (Nafarroa), Agurain e Gasteiz (Araba), Ordizia (Gipuzkoa) e Madrid (Espanha), onde um dos jovens estuda. Os jovens foram presentes ao tribunal de excepção espanhol, onde, na quinta-feira passada, uma juíza referia que eram 12 os envolvidos na disputa e os identificava como membros do Ospa Mugimendua - vem de longe a vontade de papar o movimento que, em Altsasu e de forma consequente, sempre defendeu que os pikolos se fossem embora do País Basco.

Seis dos jovens receberam ordem de prisão «incondicional e sem fianças». Os outros dois seguiram em liberdade, mas têm de se apresentar em tribunal periodicamente.

Disputa num bar = «crime de terrorismo»
Os pikolos consideram que a questão está ao nível do «crime de terrorismo» e enviaram um relatório à Audiência Nacional a vincar essa noção. A Procuradoria e a extrema-direita comandada pelo PP também acham o mesmo.

Os pikolos são famosos pelos seus relatórios e os juízes do tribunal de excepção espanhol não o são menos. Possuem imaginação em grau extremo e, no que respeita a Euskal Herria, são fascistas de longa data - tal como reconhecem juristas bascos, catalães, espanhóis... A ver vamos ao que vem a Dona Carmen Lamela.

Ao fim da tarde, centenas de pessoas participaram em acções de protesto contra as detenções, em Altsasu. Cerca de 1500 pessoas percorreram as ruas da localidade exigindo a liberdade dos detidos. / Info com base em agências e no ahotsa.info

 Alde hemendik! Euskal Herritik Ospa!