quinta-feira, 9 de agosto de 2012

28 presos políticos iniciaram uma greve de fome em solidariedade com Uribetxeberria

Os 28 presos políticos bascos das prisões de Villefranche sur Sâone, Castelló II e Sevilha II deram início a uma greve de fome para expressarem a sua solidariedade a Iosu Uribetxebarria, que se encontra também em greve de fome e cujo estado de saúde é bastante delicado, segundo fez saber a Etxerat.

Entretanto, a associação de familiares e amigos dos presos políticos divulgou a informação de que os presos bascos que se encontram em Fresnes também vão iniciar uma greve de fome em solidariedade com Josu, hoje, a partir da meia-noite. Para mais notícias sobre mobilizações nas prisões, ver etxerat.info

Centenas de pessoas na concentração de hoje em frente ao Hospital Donostia
Centenas de pessoas juntaram-se hoje em frente ao Hospital Donostia em resposta à convocatória realizada pelo Herrira para exigir a libertação de Iosu Uribetxeberria, preso gravemente doente que se encontra desde ontem em greve de fome.

Foi numerosa a representação política no acto, onde, entre outros, estiveram membros da esquerda abertzale, EA, Aralar e Alternatiba.
Na ocasião, o Herrira referiu que a situação do preso arrasatearra é cada dia mais grave e que não pode continuar nestas condições, pois «está cada vez está mais próximo da morte».

Assim, o movimento popular efectuou uma ronda de contactos com partidos políticos e médicos para abordar a situação de Uribetxeberria. À tarde, realizou-se uma assembleia informativa, à qual assistiram cerca de cem pessoas, e na qual se deu conta das conclusões da ronda e das mobilizações futuras para exigir a libertação do preso.

Greve de fome às portas do hospital
O Herrira decidiu «dar um salto qualitativo» nestas iniciativas, tendo anunciado que cinco pessoas vão iniciar esta sexta-feira uma greve de fome por tempo indefinido no Hospital Donostia. Trata-se dos membros do Herria Jon Garai e Fran Balda; Ander Alberdi, marido da presa gravemente doente Gotzone López de Luzuriaga; Joxerra Askasibar, vereador da CM de Arrasate, e o ex-preso Rodolfo Cuesta.

Para amanhã foi também convocada uma concentração, às 18h30, frente ao Consulado espanhol em Baiona. / Ver: naiz.info e herrira.org

«O Governo de Lakua obriga a organização a alterar o percurso da manifestação de sábado em Donostia e impõe mais algumas restrições» (naiz.info e Berria)

Sobre a criminosa política de dispersão, ver:
«Os familiares do preso Mikel Egibar continuam em estado grave mas estável» (etxerat.info)

«A dispersão provoca outro acidente»
Ocorreu em Segóvia no sábado passado e, felizmente, não houve feridos. É o décimo acidente sofrido em 2012 por familiares e amigos de presos políticos bascos, que continuam a ser metidos no jogo da «roleta russa» todos os fins-de-semana. / Ver: etxerat.info