quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O ondarrutarra Kemen Uranga, detido em Londres, recebe ordem de prisão

Kemen Uranga, natural de Ondarroa (Bizkaia), foi detido em Londres por alegada ligação à ETA, na sequência de um mandado europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola. De acordo com fontes bascas, foi convocada para hoje às 20h00 uma assembleia informativa em Ondarroa e nos próximos dias haverá mobilizações.

A detenção, que ocorreu numa casa do bairro de Kentish Town (Norte de Londres), foi efectuada pela Polícia Metropolitana de Londres em colaboração com a Polícia espanhola.
De acordo com fontes policiais, Uranga, de 43 anos de idade, residia num bairro nos arredores de Londres com documentação falsa, e sobre ele pendiam dois mandados europeus emitidos pelo tribunal de excepção espanhol.

Horas depois de ser detido, Kemen Uranga compareceu na Corte de Westimnster, onde refutou a sua extradição para o Estado espanhol. O juiz decretou a sua prisão preventiva até 15 de Agosto, dia em que a sua defesa deve pedir a sua liberdade sob fiança. Por seu lado, o magistrado encarregue do caso, Nicholas Evans, marcou o início do seu processo de extradição para 5 de Setembro. / Fonte: naiz.info / Ver: Berria

VER: «Kemen Ondarrun nahi dou» (Turrune)
Assembleia, mobilizações e expressões de repúdio pela detenção de Kemen, hoje, em Ondarru.

«Azken Ordukoa: Kemen Uranga ondarrutarra atxilotu dute Londresen» (EinDaigunBidi)

Jaiak bai, borroka ere bai! Solidariedade com os presos e refugiados nas festas de Euskal Herria
Como acontece há já duas décadas, no primeiro dia das festas de Donostia haverá uma mobilização pelos presos políticos bascos. Convocada pelo Herrira, a mobilização terá como lema «Todos los derechos humanos. Euskal presoak Euskal Herrira». É no sábado, dia 11, às 17h30, no bairro de Sagues, e decorre na zona da praia da Zurriola. (Gara)

Também nas festas de Amurrio, Ondarru, Azkaine...
Em Amurrio (Araba), a Jai Herrikoien aldeko Batzordea [Comissão pró-festas populares, composta por diversas associações e grupos da localidade] apresentou o seu programa de festas, que decorrem entre 10 e 17 de Agosto. O dia 11 é «Herrira eta Gazte Eguna» [Dia do Herrira e da Juventude] e inclui iniciativas solidárias com os presos políticos. (Ver aiaraldea.com)

Em Ondarroa (Bizkaia), já se encontram à venda (nas tabernas Kulixka e Anaitasuna) as entradas para o almoço do Amnistia Eguna (14 de Agosto), no âmbito das tradicionais festas da Andra Maixak da localidade costeira biscainha (11-17 de Agosto). No cartaz, as actividades programadas pelo Ein daigun bidi. (Ver EinDaigunBidi e ondarroa.eu)

Também em Azkaine (Lapurdi), no âmbito das festas da localidade, no dia 18 haverá um almoço a favor dos presos e dos refugiados políticos bascos; às 14h00, no Kilika gaztetxea. (Ver topatu.info)