quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Etxarri denuncia as agressões e ameaças proferidas contra os membros da Câmara Municipal

Representantes da Vereação Municipal de Etxarri-Aranatz (Sakana, Nafarroa), encabeçados pelo autarca, Joxi Bakaikoa, deram uma conferência de imprensa para denunciar as ameaças e agressões de que foram alvo tanto eleitos como trabalhadores municipais nas últimas semanas.

Acompanhados por um numeroso grupo de habitantes, os representantes municipais disseram que não quiseram divulgar antes aquilo que se passou para «não agitar» o ambiente durante as festas do município, de que fazem um balanço «excelente».

Na conferência de imprensa fizeram referência ao facto de na manhã do dia 16 de Junho, na romaria de San Adrián, ter aparecido uma inscrição que «ameaçava de morte» os trabalhadores municipais e os eleitos da localidade. Nesse mesmo dia, um incêndio – «provocado, de acordo com todos os indícios» – calcinou uma barraca pertencente a um dos trabalhadores a que se fazia alusão na inscrição.

Uma casa incendiada
No entanto, a ocorrência mais grave deu-se na noite da véspera das festas de Etxarri-Aranatz, a 3 de Agosto. «De acordo com todos indícios, alguém incendiou a casa de um trabalhador municipal enquanto ele e a sua família estavam lá dentro».
Embora não haja danos pessoais a lamentar, parte do mobiliário da casa foi atingido pelo fogo. A tudo isto há a acrescentar uma série de pintadas surgidas em finais de Abril contra os eleitos etxarritarras.

Insulto a todo o povo de Etxarri
À vista do que aconteceu, o Município da localidade navarra denunciou «com veemência a agressão, os insultos e as ameaças de morte» recebidos por membros da Câmara e solidarizou-se com as pessoas afectadas. A Câmara Municipal estuda a possibilidade de se apresentar como acusação particular.

Salientaram ainda que os cargos eleitos são representantes legítimos e que os trabalhadores municipais «são pessoas que desempenham as suas funções honradamente ao serviço de todos os habitantes». Como tal, afirmaram que «insultar os eleitos ou os trabalhadores municipais é insultar todo o povo de Etxarri».

Também sublinharam que, apesar do que aconteceu, a Câmara não vai mudar o seu trabalho, tendo pedido aos habitantes que trabalhem «em prol da construção de uma convivência e uma sociedade democráticas, pondo de parte os insultos e as provocações». Para denunciar os factos ocorridos e mostrar a união dos etxarritarras, foi convocada uma concentração silenciosa para esta quinta-feira às 21h30. / Fonte: naiz.info

Ver também: «Etxarri Aranazko udal langileen aurkako eraso larriak salatu dituzte» (ateakireki.com)