terça-feira, 28 de agosto de 2012

31 pessoas continuam em greve de fome no Hospital Donostia, onde prosseguem as mobilizações diárias

A maior parte das pessoas começou a greve de fome na quinta-feira passada, mas alguns encontram-se em greve de fome desde os primeiros dias da acção solidária com Uribetxeberria, que teve início a 10 de Agosto. Há três pessoas que estão em jejum há 19 dias; outra há 17 dias, e duas há cerca de 10 dias.

Estas pessoas passam doze horas por dia junto ao hospital, participando em concentrações, dinamizando assembleias, falando para os órgãos de comunicação social. Para além disso, são submetidas a exames diariamente. (Ver ateakireki.com)

Também nas prisões: «Prosseguem os protestos em apoio a Iosu Uribetxebarria» (etxerat.info)

O juiz Castro deslocou-se a Donostia para conhecer a situação de Iosu Uribetxebarria
O juiz central de Vigilância Penitenciária, José Luis Castro, deslocou-se ao Hospital Donostia para ter conhecimento directo da situação do preso arrasatearra Iosu Uribetxebarria, doente com cancro.

Castro esteve reunido mais de duas horas com o oncologista que tratou o caso do arrastearra e fez uma breve visita ao preso. De acordo com a agência Efe, citando fontes jurídicas, Castro perguntou a Uribetxebarria se tinha alguma coisa a dizer-lhe e este respondeu-lhe que está doente, e pediu-lhe que «cumpra a sua própria lei».

Com esta informação em seu poder, prevê-se que o magistrado não demore muito a tomar uma decisão sobre a liberdade condicional de Uribetxebarria, a quem foi atribuído o terceiro grau penitenciário. / VER: naiz.info / ADENDA: A AN espanhola proibiu a marcha pela libertação dos presos doentes que devia ligar o Hospital Donostia à terra natal de Josu - Arrasate - entre amanhã e sábado. Num apelo de urgência, o movimento Herrira pediu aos cidadãos bascos que compareçam amanhã às 11h00 no Hospital Donostia. (Ver: naiz.info)

Em Buenos Aires, reivindicam liberdade de Uribetxeberria e de todos os presos bascos

Por ocasião da festa «Buenos Aires celebra al Pueblo Vasco», os Euskal Herriaren Lagunak (Amigos do Povo Basco) da Argentina mostraram ontem a sua solidariedade com Iosu Uribetxeberria, os 13 presos com doenças graves e os mais de 600 que sofrem nos cárceres franceses e espanhóis. / Fonte: Resumen Latinoamericano via pakitoarriaran.org

Ver também:
«Hay que redoblar esfuerzos para conseguir la libertad de Uribetxeberria y los otros 13 presos enfermos graves», de Ezker Abertzalea (ezkerabertzalea.info)

«Mensaje de un ex-preso saharaui en apoyo a Iosu Uribetxebarria», de Mohamed BARKAN (askapena.org)
Me llamo Mohamed Barkan, ex-preso político saharaui y miembro del Equipo Mediático. Desde Layounne ocupado, quiero manifestar mi solidaridad con el preso político Josu Uribetxeberria y todos los presos políticos vascos que se encuentran en lucha en este momento.