segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Para a Comissão Estatal contra a Violência no Desporto o Arrano Beltza incita à violência

Esait, Bilbo * E.H.
A Esait denunciou a multa de 3001€ imposta pela Comissão Estatal contra a Violência no Desporto ao jovem apoiante do Athletic Club Jon Bilbao, por exibir um cachecol dos Euskal Hintxak com o símbolo do Arrano Beltza durante a final da Copa disputada a 25 de Maio no Vicente Calderón (em Madrid, contra o Barça).

Para além de ter de pagar a multa, é-lhe também proibido o acesso a recintos desportivos durante um período de seis meses. Para a Esait, o caso do jovem bilbaíno constitui «mais um caso» do «extermínio» da identidade basca, que, «ao que parece, é o que incomoda». / Fonte: SareAntifaxista / Notícia mais desenvolvida: BilboBranka

Sobre a perseguição a este símbolo da história de Euskal Herria, que começou a ser usado pelo rei navarro Sancho, o Forte, ver: «Parece mentira, mas não... Vestir o "arrano beltza" dá direito a multa de 3000 euros» (Gara via aseh)

Afinal, é permitido mostrar a ikurriña nos Jogos de Londres
A organização dos Jogos Olímpicos de Londres corrigiu a acção de um voluntário que obrigou os familiares da canoísta basca Maialen Chourraut a recolher a ikurriña.

A proibição lançou a polémica nas redes sociais em Euskal Herria e levou a que um basco residente em Londres, Asier, se pusesse em contacto com a organização para fazer ver aos responsáveis que a ikurriña era uma bandeira oficial.
A sua esposa, Carol, ligou também para o Gabinete de Imprensa da Comissão Organizadora dos Jogos, sendo que o interlocutor se comprometeu a comunicar a situação às instâncias correspondentes.

Ontem de manhã, Asier e Carol receberam a resposta, em que lhes é dada razão - com um documento em anexo assinado pelo director do Gabinete de Imprensa dos Jogos, David Paull. Nela, reconhece-se que a ikurriña se pode mostrar e deixa-se aos destinatários a recomendação de que imprimam a resposta e a levem com eles, para o caso de depararem com algum voluntário que, no seu excesso de zelo, os tente impedir de mostrar a bandeira. / Ver: naiz.info e Gara