quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A AN concede a liberdade condicional a Iosu Uribetxebarria

O juiz Castro decidiu conceder, por «razões humanitárias e de dignidade pessoal», a liberdade condicional a Iosu Uribetxebarria, depois de as Instituciones Penitenciarias lhe terem atribuído o terceiro grau há duas semanas, segundo divulgaram fontes jurídicas citadas pela Efe.
Não obstante, Uribetxebarria não sairá imediatamente da prisão, pois a resolução do magistrado é passível de recurso num prazo de cinco dias úteis.
Castro tomou esta decisão contra a posição defendida pela Procuradoria num auto redigido dois dias depois de se ter deslocado a Donostia para visitar Uribetxebarria e se reunir com os oncologistas do Hospital Donostia que o tratam para ratificar o relatório que efectuaram sobre o estado de saúde do preso, sobre o qual afirmavam que era «irreversível». / Notícia completa: naiz.info / VER: GaraBerria

Uma mulher foi detida em Gasteiz numa concentração a favor de Uribetxebarria
Na concentração que diariamente se realiza em Gasteiz para exigir a libertação do preso arrasatearra Iosu Uribetxebarria, convocada pelo movimento Herrira, a Ertzaintza prendeu uma mulher, e um homem foi indiciado pelos agentes durante a carga policial.
As pessoas estavam concentradas junto à Subdelegação do Governo espanhol em Gasteiz, e o vereador do Bildu em Gasteiz Antxon Belakortu, que foi agredido pela Polícia, precisou que a intervenção policial foi descabida e que as pessoas ali reunidas não tiveram um «comportamento agressivo ou violento».
Numa nota, o Herrira afirmou que os ertzainas provocaram e insultaram repetidamente as pessoas que participavam de forma pacífica na acção e que pelo menos dez pessoas foram agredidas à bastonada, tendo uma delas ido parar à Urgência hospitalar. O Herrira pediu também aos cidadãos que não caiam em provocações. / VER: Gara e gasteizAntifa

Na terça-feira, a Polícia impediu concentração contra detenção de Arturo Villanueva
Na sequência da detenção, em Lapurdi, de Arturo Villanueva, foi convocada uma concentração de protesto para a Praça do Azuelo (no bairro de Donibane, Iruñea).
Ao início da tarde, pelo menos sete furgonetas da Polícia espanhola encontravam-se em diversos pontos de Donibane, para além de um vasto dispositivo de polícias à paisana, para impedir qualquer tentativa de reunião de pequenos grupos de pessoas.
Perante esta situação, «tornou-se impossível qualquer expressão de protesto e repúdio contra a repressão que continua a afligir os cidadãos bascos e, neste caso, o colectivo de refugiadas e refugiados bascos», afirmaram no bairro. Hoje, às 20h00, terão a possibilidade de manifestar a sua solidariedade a Arturo e aos seus familiares e amigos na concentração habitual das quintas-feiras. / Fonte: ateakireki.com / Na imagem, protesto em Belfast contra a detenção de Arturo. / Mais fotos: Free Arturo Askatu

Recepção calorosa a Gorka Zabala e a Iosu Esparza
Gorka e Josu foram ontem libertados de forma provisória e depois de terem pago 10 mil e 50 mil euros de fiança, respectivamente. Depois de saírem da prisão de Soto del Real, puseram-se a caminho de Euskal Herria e chegaram já de noite às suas terras (Zizur e Iruñea), onde foram recebidos calorosamente.

Zabala foi detido pela Guarda Civil em Janeiro de 2011 numa operação em que também foram presos os cidadãos bascos Gorka Mayo, Iker Moreno, Patxi Arratibel, Jon Gonzalez e Xabier Beortegi.

Os polícias também tinham ordens para prender Esparza, mas este escapou para Ipar Euskal Herria. Foi preso em Setembro de 2011, em virtude de um mandado europeu emitido contra ele. Foi libertado, novamente detido em Dezembro e depois extraditado. Todos os bascos detidos nessa operação policial encontram-se actualmente em liberdade provisória. / Fonte: naiz.info